Número de visitantes no Japão mostra tendência de crescimento

Guia Turístico Roberto Maxweel não vê o aumento de turistas na prática devido as restrições do governo japonês (Foto: Arquivo pessoal)

 

O número de visitantes estrangeiros no Japão ultrapassou os 120 mil em junho, é o terceiro mês consecutivo de aumento, desde que o país abriu as fronteiras

 

(Silvio Mori, especial para o Nippon Já)

 

A Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) estima que 120.400 estrangeiros visitaram o Japão no mês passado, porém, a maioria foi admitida para outros fins que não o turismo.

O número de estagiários técnicos e estudantes que entram no Japão aumentou em relação ao mesmo período do ano passado.

Em entrevista ao Nippon Já, o guia turístico, Roberto Maxweel, disse que não percebeu este aumento e sim uma rejeição por parte dos turistas, devido a política adotada pelo governo japonês.

“As pessoas querem vir, mas fica muito caro porque tem que ter um guia por um longo período”, disse.

 

Tranquilidade – Apesar do aumento de novos casos de infecção pela covid-19, isso não está sendo em empecilho para o turista visitar determinado pontos do Japão.

“A maioria das pessoas quem vem, espera que será uma viagem totalmente restritiva, mas pelos últimos turistas que atendi, os ingleses, eles perceberam que não é tão restritivo assim, e que podem visitar os lugares com tranquilidade, mas infelizmente tem esse ônus de ser bem mais caro do que seria se fosse uma viagem livre, sem guia”, declarou Roberto.

 

Turismo – Em relação ao turismo, o Japão ainda mantém restrições, ou seja, o visitante pode entrar no país apenas pelas agências credenciadas, com roteiro programado e com um guia turístico, o que torna a viagem mais cara.

“Se o Japão abrir as portas, o número de turista vai aumentar com certeza, mas se continuar da forma que está, acho muito difícil. A viagem fica muito mais cara e as pessoas sentem que estão sendo restringidas em seus movimentos, ninguém quer viajar nessas condições, elas querem viajar livre, além disso, estraga a própria imagem do Japão”, afirma Roberto.

 

Abertura das fronteiras – O governo japonês havia suspendido a entrada de estrangeiros para trabalho ou turismo devido a pandemia do coronavírus.  As fronteiras foram abertas gradativamente, a liberação para os turistas foi a partir de 10 de junho, com restrições.

De acordo com a Organização Nacional de Turismo, apenas 252 turistas estrangeiros chegaram ao Japão até o final de junho, o baixo número se deve principalmente ao processo demorado de obtenção de vistos.

A expectativa das autoridades é que o número aumente, já que mais de 14.000 pessoas se inscreveram para entrar no Japão a partir de 1º de julho com o objetivo de passear.

Por país, o Vietnã liderou a lista com 22.900 visitantes, seguido pela China com 14.700 e Coréia do Sul com 11.200.

 

Deixe uma resposta