‘O Japão e o Brasil tem uma longa história de amizade e cooperação’ -Ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, KAMIKAWA Yoko (ESPECIAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA)
Por ocasião da publicação da edição especial do Dia da Imigração, em 18 de junho, eu gostaria de refletir sobre o Dia da Imigração Japonesa no Brasil e estender meus sinceros parabéns a todos os imigrantes japoneses e seus descendentes.
Em 18 de junho de 1908, o Kasato Maru chegou ao porto de Santos, em São Paulo, com primeiros imigrantes japoneses a bordo. Tenho certeza de que nossos antepassados enfrentam muitas dificuldades quando imigraram para o Brasil, onde o idioma e a cultura eram diferentes. Eu gostaria de homenagear os imigrantes japoneses e seus descendentes por seus esforços diligentes, por terem conquistado a confiança da sociedade brasileira e por sua contribuição significativa para o desenvolvimento do Brasil até hoje.
O próximo ano marcará o 130º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. O Japão e o Brasil têm uma longa história de amizade e cooperação, e são parceiros estratégicos e globais com valores e princípios compartilhados. Um importante alicerce da estreita amizade entre os dois países é o vínculo especial da comunidade Nikkei do Brasil, a maior do mundo, com cerca de 2,7 milhões de pessoas. Além disso, há aproximadamente 200 mil brasileiros vivendo no Japão, que formam uma ponte efetiva entre os dois países e constituem a pedra angular das relações Brasil-Japão.
Eu mesmo fui a anfitriã de uma recepção na 63ª Convenção dos nikkeis e japoneses no Exterior, em outubro do ano passado, e tive a oportunidade de falar diretamente com os nikkeis na Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G20, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano, o que reafirmou a importância de fortalecer os laços com a comunidade nikkei. Também realizei uma reunião bilateral com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, por ocasião do G20. Nós confirmamos que os dois países cooperarão estreitamente entre si, já que o próximo ano, que marca o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e a Exposição Osaka-Kansai, da qual o Brasil participará, será uma boa oportunidade para impulsionar o intercâmbio humano, e a isenção mútua de vistos de visitantes de curto prazo para portadores de passaportes comuns, efetivada no ano passado.
Além disso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão apoiará a criação de redes e intercâmbios entre as comunidades nikkeis da América Latina, incluindo a geração mais jovem, e promoverá ainda mais a cooperação entre os nikkeis da América Latina e do Japão.
Por fim, estimo pelo desenvolvimento da comunidade nikkei brasileira e a felicidade e a saúde dos imigrantes japoneses e dos seus descendentes.