Palestra aborda 100 anos da vinda do cientista Noguchi Hideyo ao Brasil

Cartaz de divulgação da palestra que será ministrada pelo empresário Mário Ikeda

 

Em comemoração aos 100 anos da vinda do cientista Noguchi Hideyo ao Brasil, a Associação Fukushima Kenjin do Brasil realiza no próximo dia 3, em sua sede, no bairro da Liberdade, em São Paulo, palestra com o empresário Mário Ikeda que trouxe o cantor Itsuki Hiroshi ao Brasil e cresceu ouvindo histórias que o avô dele, imigrante do Kasato Maru, lhe contava sobre Noguchi Hideyo.

Natural da província de Fukushima, Noguchi Hideyo veio ao Brasil pela Fundação Rockefeller para estudar a febre amarela, em 1923, exatamente 100 anos, e trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz em Salvador, na Bahia. Indicado ao Prêmio Nobel de Medicina várias vezes, ele conquistou a admiração de renomados cientistas brasileiros como Carlos Chagas, Adolfo Lutz e Vital Brasil.

Segundo o presidente da Associação Fukushima, Francisco Noriyuki Sato, no Japão, no Memorial de Noguchi Hideyo, teve início no dia 1º de abril deste ano, a exposição sobre a vinda dele para a América do Sul com a finalidade de buscar a cura da febre amarela. Sobre o palestrante, Sato conta que o empre´sario ficou tão curioso com a história de Hideyo Noguchi que percorreu todos os lugares onde o cientista japonês esteve e juntou um bom material sobre sua vida. Mário Ikeda também esteve no Memorial em Fukushima.

Com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), o evento é gratuito e aberto ao púbico em geral.

(Aldo Shiguti)

Palestra Comemorativa sobre os 100 Anos da Vinda de Noguchi Hideyo ao Brasil

Quando: Dia 3 de junho, às 10h30

Onde: Associação Fukushima Kenjin do Brasil (Rua da Glória, 721, Liberdade)

Entrada franca

Informações pelo telefone: 11/ 3208-8499

Deixe uma resposta