Parque do Carmo recebe mais de 600 mil visitantes no 1º final de semana da 44ª Festa das Cerejeiras
Mais de 600 mil pessoas passaram pelo Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de julho, primeiro final de semana da 44ª Festa das Cerejeiras e 4º Tanbabata Matsuri. Com entrada franca, o evento prossegue nesta sexta-feira, sábado e domingo (2, 3 e 4 de agosto) com gastronomia e apresentações artísticas.
Organizada desde 1981 pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a festa tem como objetivo mostrar a florada e incentivar os visitantes a apreciarem e contemplarem o belíssimo visual dessa época.
Além de apreciar a beleza da florada (Hanami), o público poderá participar do Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas escrevendo seus pedidos nos tanzakus (papéis coloridos) e amarrá-los nos galhos de bambus.
Abertura – A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano; do diretor do Evento, Yoshie Yamamoto; da representante do chefe do gabinete e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Tamires Carla de Oliveira(representando o poder público); os vereadores Rodrigo Goulart, Aurélio Nomura, George Hato e Gilson Barreto; a presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo no Ie, Dirce Shimomoto (que discurou em nome das entidades assistenciais); o presidente do Ciate e tradutor oficial da Família Imperial do Japão, Masato Ninomiya; o presidente da Kenren, José Taniguti; o subprefeito de Itaquera, Rafael Limonta e a administradora do Parque do Carmo, Cristiane Lopes. O prefeito Ricardo Nunes também esteve presente.
Homenagem – Na ocasião, o Consulado Geral do Japão em São Paulo, através da cônsul Chiho Komuro, entregou um Diploma ao presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano, “por sua notável contribuição em prol da promoção da compreensão mútua e da relação de amizade entre o Japão e o Brasil.
Por sua vez, Pedro Yano agradeceu as autoridades, público e o apoio de todos que tornaram possível a realização do evento, como a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, veradores e demais órgãos.
Em seu discurso, a cônsul Chiho Komuro – que representou o cônsul geral, Toru Shimizu – cumprimentou a Federação na pessoa do presidente, Pedro Yano, “cuja liderança e atenção sempre motivam seus membros e voluntariados tomarem conta das árvores de cerejeiras e ipê com carinho”.
Segundo ela, “é motivo de grande alegria e emoção testemunhar que a Federação venha organizando esta linda festa no maior parque da cidade de São Paulo, oferecendo uma oportunidade maravilhosa para os cidadãos passear, reunir com amigos e familiares, apreciar a beleza das flores de cerejeiras, bem como animadíssimas apresentações culturais e deliciosa gastronomia japonesa”, disse a cônsul, acrescentando que “a Festa das Cerejeiras é mais um símbolo de amizade entre o Japão e o Brasil e estamos muito agradecidos com esta tradição”.
José Taniguti lembrou sua infância vivida em Itaquera e destacou que a tradicional festa costuma atrair um grande público para apreciar as flores de cerejeiras, que é o símbolo do Japão, e as flores de ipê que são o símbolo do Brasil.
Gratidão – Masato Ninomiya falou sobre seu vínculo com o “pessoal de Itaquera” e o Parque do Carmo. “A primeira vez que visitei Itaquera foi em 1960, quando tinha 11 anos. Não me lembro bem se foi na Festa do Pêssego ou se foi no Undokai do Kaikan de Itaquera”, conta Ninomiya, lembrando que a segunda vez foi em 1995, por ocasião da visita da Princesa Sayako, por conta do Centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
“Na ocasião, a princesa inaugurou um monumento de pedra no Parque do Carmo e eu estava lá como vice-presidente do Bunkyo”, recorda, explicando que a terceira vez foi em 2008, por ocasião da inauguração do monumento de pedra do escultor japonês Kota Kinutani, denominado ‘Sonho e Gratidão’, que se encontra no local. “Para viabilizar o projeto, de grande evergadura, foi formada duas comissões – uma no Japão e outra no Brasil – sendo que o lado brasileiro foi presidido pelo vereador Aurélio Nomura e eu atuei como secretário-geral. A inauguração ocorreu no dia 20 de junho de 2008, com a presença do príncipe herdeiro Naruhito (hoje imperador do Japão)”, lembrou Ninomiya, destacando que a pedra foi esculpida em diversos formatos para interagir com os visitantes.
Segundo ele, a Federação de Sakura e Ipê deu todo apoio ao escultor do projeto, “de tal forma que a parte japonesa fez doação àquela Comissão como forma de agradecimento.
“Pessoalmente, sinto especial gratidão ao senhor Pedro Yano, motivo pelo qual passei a frequentar, na medida do possível, o Festival das Cerejeiras”, concluiu Masato Ninomiya.
(Aldo Shiguti)
44ª Festa das Cerejeiras e 4º Festival das Estrelas “Tanabata” do Parque do Carmo
Onde: Parque do Carmo (Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 — Itaquera)
Quando: Dias 2, 3 e 4 de agosto. Sexta, das 12 às 17 h; sábado e domingo, das 9 às 17 h
Acesso: A orientação é para acessar o parque por transporte público. Haverá uma linha especial (4050-10), tarifada, saindo da estação Itaquera do Metrô todos os dias.