Performance ‘Hanami suor à flor da pele’ fala sobre o corpo feminino nas culturas oriental e ocidental
A obra traz referências como shibari, ikebana, butoh, k-pop, dança do leque e burlesco.
Os amantes da cultura asiática – em especial os que moram no Rio de Janeiro – terão três dias de imersão em elementos voltados para a dança e a música da região. Nesta sexta, sábado e domingo (1, 2 e 3), a multiartista, coreógrafa e terapeuta Aletheia, Tatiane Nakamura, apresenta o espetáculo de dança “Hanami suor à flor da pele”, no Teatro Cacilda Becker, no Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ).
O projeto é fruto de sua pesquisa de mestrado, a partir de estudos e experiências de corpo sensível desenvolvido no Círculo Aletheia, base fundamental do seu trabalho. A performance busca promover um diálogo entre Ocidente e Oriente, por meio do corpo de uma mulher oriental.
Técnicas como shibari, ikebana, butoh, k-pop, dança do leque e burlesco estão representadas no espetáculo. Nesta proposição, entra em cena o hanami, a contemplação das flores de cerejeira que ocorre no Japão, e se contrapõe à fruta ponkan. Esta, que carrega o mesmo nome e a mesma pronúncia no Japão e no Brasil, dialoga com o dolorido processo da diáspora nipônica, iniciado em 1908.
Em sua máxima expressão, a obra traz o suor que transborda pelos poros da pele e se mistura às flores e frutas.
Ponkan – “Ponkan representa a possibilidade de frutificar e integrar, rompendo com a violenta adaptação à cultura ocidental, ao Estado-nação, ao patriarcado, à castração religiosa e aos estereótipos como os da minoria modelo”, ressalta Tatiane Nakamura, criadora do projeto. “A partir da contemplação desses dois símbolos opostos, a performance ainda mergulha em outras referências da cultura oriental para, então, abrir-se ao ‘devir’ – processo de mudanças e transformações efetivas pelas quais todo ser humano passa”, explica Tatiane.
Essa “transformação” acontece ao vivo com a participação da pianista e compositora Mariana Soares, e do violinista Luís Audi. Os músicos farão uma improvisação junto à artista durante a performance. A cada nova apresentação, o público será surpreendido com os diferentes caminhos que o espetáculo percorre. “Hanami suor à flor da pele” é fruto da dissertação da multiartista no Mestrado Profissional em Dança da Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro.
Reconhecida por suas performances instigantes e provocadoras, tanto no Brasil quanto no exterior, Tatiane Nakamura destaca que o seu projeto explora diálogos entre diásporas nipônicas, sexualidade, moralidade e práticas como butoh e burlesco.
Com isso, ela cria um fascinante encontro entre o Oriente e o Ocidente, e afirma: “Meu desejo é que os espectadores deixem-se envolver pela arte e pela experiência”. A performance foi contemplada no Edital Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro.
Oficinas – Além das apresentações do espetáculo, o projeto oferece duas oficinas para o público, sob o tema “Processo Criativo Hanami – Uma abertura para dialogar sobre orientalismos através da dança”. As atividades falam sobre as técnicas, histórias e exercícios práticos que influenciaram a criação da performance.
A primeira oficina acontece no dia 2 de novembro (sábado) e apresenta os métodos shibari e butoh. Já no dia 3 de novembro (domingo), k-pop, leques e burlesco serão estudados. As atividades serão realizadas no próprio Teatro Cacilda Becker, das 15h às 17h (duas horas antes das apresentações do espetáculo). Cada oficina custa R$ 60,00 ou as duas, no pacote de R$ 100,00. Serão oferecidas 20 vagas para cada atividade.
Sobre Tatiane Nakamura – Multiartista, bailarina, coreógrafa e draglesca. Tem mais de 25 anos de experiência na área da dança. Formação em balé clássico, moderno, jazz, contemporâneo e hip hop. Pós-graduação em Arte Japonesa, pela Sophia University, no Japão.
“Hanami suor à flor da pele”, com Tatiane Nakamura
Dias: 1º, 2 e 3 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 19h
Ingressos:
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Oficinas “Processo Criativo Hanani – Uma abertura para dialogar sobre orientalismos através da dança”
Oficina 1 – Shibah e butoh
Dia 2 de novembro (sábado), das 15h às 17h
Oficina 2 – K-pop, leques e burlesco
Dia 3 de novembro (domingo), das 15h às 17h.
Ingressos: R$ 60 (cada oficina) | R$ 100 (duas oficinas)
Vagas: 20 (cada)
Ingressos antecipados para performance e oficinas na plataforma Sympla, neste link aqui
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ