Personalidades brasileiras são homenageadas em Hamamatsu, no Japão
(Silvio Mori, especial para o Nippon Já)
O Consulado do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka) entregou na última sexta-feira (9) o troféu “Destaques da Comunidade Brasileira”, para os brasileiros que residem no Japão e se destacaram com seus talentos, em diversas áreas.
A premiação faz parte do projeto “Bossa Brasil”, criado pelo órgão com o objetivo de integrar brasileiros e japoneses, através da música e da culinária. Além de premiar os brasileiros, o projeto também premia o cidadão japonês com o troféu “Amigo do Brasil”, concedido para aquele que tenha contribuído com a comunidade brasileira.
Nesta primeira edição, foram premiados brasileiros nas categorias artista, atleta, educação, comunidade, empresário/empreendedor e reconhecimento.
A votação aconteceu com a participação de três diplomatas e com os 12 integrantes do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu, que elegeram entre 30 concorrentes, os homenageados de 2022.
Noite de Premiação – A cerimônia de premiação aconteceu com a presença de inúmeros convidados e apresentação musical da dupla sertaneja Campos Novos e Paulista.
Segundo o cônsul Aldemo Garcia, a honraria aos Destaques da Comunidade Brasileira será concedida anualmente, como reconhecimento ao talento de brasileiros residentes no Japão, que se destacam em suas respectivas áreas de atuação e prestam importante contribuição para a comunidade brasileira, além de abrilhantar e divulgar o nome do Brasil em território nipônico.
O evento contou com diversas autoridades, entre eles, o prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki, o embaixador do Brasil, Eduardo Saboia, que está se despedindo do Japão. O governo da província de Shizuoka foi representado por Hirashi Yoshinaga.
Confira a lista de homenageados:
Categoria Artista: Sancler Graffit (artista plástico)
Categoria Atleta: Marcos Mory (paratleta em jiu-jítsu e hóquei no gelo)
Categoria Educação: Professora Elizabeth Aikawa (I e II Olimpíada de PLH – Português como Língua de Herança)
Categoria Comunidade: Hitomi Sano (mídia comunitária)
Categoria Empresário/Empreendedor: Paulo Lisboa (Mundial Foods)
Categoria Cidadão Japonês “Amigo do Brasil”: Shozo Takagi (presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil e Japão)
Categoria Reconhecimento: Embaixador Eduardo Paes Saboia, Angelina Kanashiro (integrante do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu falecida em 23 de fevereiro passado) e João Masuko (dono da loja Servitu e de outros empreendimentos).