Por dentro do Serviço Social e do Centro de Convivência do Idoso

O Serviço Social da Enkyo foi fundado em 1959, com o intuito de auxiliar os imigrantes recém-chegados do Japão.  Atualmente promovemos atendimento de orientação e encaminhamento para as Instituições de Longa Permanência para Idoso (ILPI), além de informações sobre questões de saúde, profissional, familiar, financeira, jurídica, entre outros, dando apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

Com o auxílio de advogados voluntários, são oferecidas semanalmente orientações jurídicas, voltadas para o público em geral.

Supervisionamos também o Serviço Social dos Residenciais para Idosos da Enkyo com o objetivo de acompanhar a dinâmica de funcionamento da Unidade, desde o trabalho administrativo,  o acolhimento ao idoso e a sua permanência.

Auxiliamos 17 idosos em casas de repouso externas e em média 05 famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam de recursos financeiros ou auxílio para atendimento médico e medicamentos.

Temos como premissa promover a assistência visando a qualidade de vida e o bem-estar social.  Além de proporcionar ações socioeducativas de atenção à saúde, bem estar físico, psicológico e social do idoso.

Centro de Convivência do idoso – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Convivência do Idoso Enkyo iniciou-se em 2010, sendo mantido pelo setor de Serviço Social da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social Enkyo. Conta com a colaboração de voluntários sendo estas para a realização das atividades, sendo artesanais, cognitivas, físicas e de promoção da autoestima.

O maior objetivo de o Centro de Convivência é: Oferecer atividades planejadas visando desenvolver diferentes capacidades e a melhora na qualidade de vida dos usuários.

Oportunizar acesso às informações sobre direitos, estimulando a participação e o protagonismo dos idosos.

Propiciar ao idoso as informações necessárias para preservar a saúde física e mental, favorecendo condições de manter sua independência e autonomia.

Além de atuar na Prevenção de doenças, criação de vínculos sociais, evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso.

O Centro de Convivência do Idoso Enkyo atende em média 60 usuários por dia. O número de vagas nas atividades é determinado mediante solicitação do professor voluntário, capacidade da sala e lista de espera.

Estamos com 34 voluntários, 50  atividades presenciais . Atendemos mais ou menos 1100 idosos neste mês.

Deixe uma resposta