Primeiro Ministro do Japão KISHIDA Fumio – Por ocasião da edição especial pelo Dia Nacional da Imigração Japonesa
Prezados membros da comunidade nikkei do Brasil, por ocasião do Dia Nacional da Imigração Japonesa de 2023, gostaria de lhes apresentar minhas palavras de congratulações.
Este ano marca o 115º aniversário da chegada do Kasato Maru a Santos. Os antepassados que deixaram sua terra natal e imigraram para o Brasil enfrentaram muitas dificuldades em um país com idioma e cultura diferentes, mas nunca se esqueceram da diligência e do espírito de ajuda mútua do povo japonês e as superaram trabalhando juntos, atuando em uma ampla variedade de áreas e contribuindo muito para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Meu respeito pela comunidade nikkei só aumentou com as histórias que ouvi quando visitei o Brasil em 2013, como Ministro das Relações Exteriores, e todas as vezes que sou informado de suas atividades.
Os fortes laços de longa data entre o Japão e o Brasil foram consolidados pela imensa confiança na comunidade nikkei que os senhores trabalharam tão arduamente para construir. Recentemente, convidamos o Presidente Lula para uma reunião de cúpula durante a Cúpula do G7, em Hiroshima, onde ele expressou o grande respeito que tem pela comunidade nikkei. Mais uma vez, fiquei impressionado com suas atividades e, como japonês, senti-me muito impactado e orgulhoso.
O longo período de pandemia do coronavírus se acalmou e o intercâmbio de pessoas está finalmente se tornando mais ativo. Como Primeiro-Ministro do Japão, renovo minha determinação de valorizar os laços especiais com o Brasil por meio da comunidade nikkei, de fortalecer os laços entre o Japão e a comunidade nikkei, de fortalecer a cooperação com os nikkeis e de estimular ainda mais o intercâmbio entre o Japão e o Brasil.
Gostaria de concluir minhas felicitações aos imigrantes e aos nikkeis desejando sinceramente pela boa saúde e sucesso contínuo de todos, bem como pelo maior desenvolvimento de toda comunidade nikkei.
Espero vê-los novamente em um futuro próximo.