Primeiro-ministro do Japão saúda comunidade no “Dia da Imigração Japonesa”
“Por ocasião do Dia da Imigração Japonesa no Brasil, gostaria de estender minhas sinceras felicitações à comunidade nikkei.
Há mais de 110 anos, em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil, chegou ao porto de Santos. Distante do Japão superaram muitas dificuldades e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade brasileira em uma ampla gama de campos, incluindo a agricultura. Gostaria de mais uma vez prestar homenagem à segunda (Nissei), terceira (Sansei), quarta (Yonsei) e novas gerações de nikkeis que sucederam espírito de seus ancestrais. Eu mesmo visitei o Brasil em 2013 como Ministro dos Negócios Estrangeiros. Durante minha visita, troquei opiniões com os nikkeis, visitei lugares associados à história da imigração e pude sentir na pele seus esforços. Fiquei muito impressionado com a ampla difusão da cultura japonesa no Brasil, incluindo esportes como judo, karatê bem como a culinária japonesa, graças aos nossos ancestrais que se enraizaram na sociedade brasileira, e pelo fato de haver vários lugares onde podemos nos sentir próximo ao Japão.
Embora o Japão e o Brasil estejam geograficamente distantes, nossa amizade está cada vez mais estreita ano a ano. A base desta amizade é o alto respeito e a forte confiança à comunidade nikkei pelos brasileiros. Para o desenvolvimento das relações de amizade entre o Japão e o Brasil, gostaria de promover ainda mais os intercâmbios entre os dois países.
Também gostaria de prestar homenagem a todos os nikkeis por suas atividades contínuas para fortalecer a parceira na comunidade através de seus laços e entusiasmo, mesmo diante dos desafios sem precedentes da pandemia global da COVID-19.
Este ano, festivais e eventos culturais japoneses com a participação presencial da população serão realizados em várias cidades no Brasil. Ouvi dizer que o Festival do Japão em São Paulo será realizado em julho, pela primeira vez em três anos. À medida que os casos de infecções pelo novo coronavírus estão diminuindo os eventos se tornam mais ativos, e o governo japonês continuará trabalhando para fortalecer ainda mais a parceira com a comunidade nikkei.
Por fim, faço votos de sucesso contínuo aos imigrantes japoneses e nikkeis, e para um maior desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira.”
Kishida Fumio
Primeiro-Ministro do Japão