Rafael Ryo Konishi, da Heisei Soroban Academy, conquista o tricampeonato Brasileiro de Soroban
A Associação Cultural de Shuzan do Brasil e a Federação Zenshuren do Brasil promoveram, no dia 22 de setembro, na Rua Pelotas, 385, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), o 64º Campeonato Brasileiro de Soroban (ábaco japonês). Bastante tradicional, o evento contou com a participação de 203 alunos de escolas de todo o Brasil, com idade a partir de cinco anos. A programação incluiu prova escrita com 90 questões para iniciantes e entre 120 e 140 questões para os demais grupos, com tempo limite de 15 minutos.
Além disso, houve uma série de provas de alto nível, como o “Flash Anzan” (cálculo mental com números projetados no telão), provas de ditado de cálculo mental e ditado com Soroban envolvendo números de 1 a 13 algarismos e até 10 parcelas, além de desafios de cálculo em dois níveis.
Com 79 participantes – dos quais 67 foram classificados e premiados – a Heisei Soroban Academy – com foco no ensino de Soroban – conquistou resultados expressivos em diversas modalidades.
Destaque especial para o aluno Rafael Ryo Konishi, que sagrou-se tricampeão consecutivo, igualando o feito do ex-aluno da Heisei Soroban Academy, Ryuju Okada, atualmente residindo no Japão.
Nono Dan em Cálculo Mental e 3º Dan Shuzan, Rafael ficou em primeiro no Ditado de Cálculo Mental, na Prova Geral e obteve a Melhor Pontuação (divisão, soma e subtração de cálculo mental), além de conquistar a segunda colocação no Ditado com Soroban – modalidade que sagrou como campeã outra aluna da Heisei Soroban Academy, Julia Nami Hayashi.
Viagem ao Japão – Com o resultado, Rafael Ryo Konishi – que iniciou na prática do Soroban na Heisei Soroban Academy com oito anos de idade, representará o Brasil em dois importantes campeonatos que serão realizados em dezembro, em Tóquio, no Japão: o Christmas Cup 2024, no dia 22 de dezembro, e o Campeonato Mundial/ World Abacus Classic 2024, no dia 29 do mesmo mês. Para Rafael, a conquista “foi muito emocionante porque tive que superar uma falha de concentração logo no começo e exigiu muita força e foco até o final”. “Fiquei muito emocionado”, disse, acrescentando que, “ganhar a viagem da Heisei Soroban Academy para o Japão representa a realização de um grande objetivo, pelos anos de esforço e treino intenso, não apenas da minha parte, mas dos professores e da família”.
Segundo Dan Shuzan e 7º Dan em Cáculo Mental, Júlia Hayashi também sagrou-se campeã na modalidade Flash Anzan, conquistando o título de Vice-Campeã Brasileira do 64º Campeonato Brasileiro.
Fundada em 1980 pela pedagoga Claudia Miyuki Y. F. Hamasaki, que tem mais de 50 anos de prática de soroban, além de mais de quatro décadas de dedicação ao ensino infantil, a Heisei Soroban Academy – que tem como sócia Cecília Yoshie Dochi – teve ainda como destaque Felipe Baldi Donaire, campeão da categoria 6º ao 4º grau; vice-campeão em Flash Anzan e campeão em Ditado de Cálculo Mental.
Participação especial – O 64º Campeonato Brasileiro de Soroban contou com a participação especial de Kenshin Abe, de 19 anos. Natural de Takarazuka Província de Hyogo, ele pratica Soroban desde os cinco anos de idade e, ao longo dos anos, alcançou níveis impressionantes de proficiência, incluindo o 10º Dan em Anzan e Shuzan.
Recentemente, Kenshin Abe esteve no Brasil para participar de um intercâmbio acadêmico e cultural com a Heisei Soroban Academy, no período de 27 de agosto a 23 de setembro, quando teve oportunidade de compartilhar seus conhecimentos sobre Soroban com os estudantes brasileiros, além de aprender sobre a cultura local.
(Aldo Shiguti)