Santo André homenageia imigração japonesa em sessão solene na terça-feira (20)
A Câmara Municipal de Santo André realiza, na terça-feira (20), uma sessão solene em homenagem ao “Dia dos Imigrantes Japoneses e Seus Descendentes”, a partir das 19 horas. O evento é uma realização da União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André.
A solenidade, prevista no Decreto Legislativo de 1994 em comemoração a contribuição dos imigrantes na região, contará com personalidades e autoridades de entidades e associações, além de homenagear duas importantes lideranças que atuaram em prol da comunidade local. Nesta edição, serão homenageados William Maki Suzuki (pastor da Igreja Holliness com um trabalho de 12 anos em Santo André) e Tsutomu Arashiro (da Associação Okinawa de Santo André e com um histórico de diversos trabalhos e ações voltados à cultura japonesa). Ambos são indicações da própria União Nipo.
“São duas personalidades que muito fizeram e fazem por Santo André, portanto, nada mais justo do que homenageá-los pelo histórico exemplar”, explica o presidente da União, Isaac Yassuo Miyaoka.
Fundada em 2006, a União é formada atualmente por cinco entidades: Sociedade Cultural ABC, União Base Ball Clube (Asahi Nihonjinkai), Associação Okinawa de Santo André, Igreja Evangélica Holliness de Santo André e Templo Honpa Hongwanji de Santo André. Em homenagem à comunidade nipônica, a Banda Lira fará uma apresentação na Câmara Municipal de Santo André, interpretando os hinos Nacional e de Santo André, além de músicas populares famosas, nacionais e internacional.