São Paulo e Osaka comemoram 55 Anos de irmandade com celebrações e reflexões

Presidente da Comissão de Irmandade São Paulo-Osaka, Raul Takaki destacou a reconstrução do grande torii e convidou os presentes a visitarem Osaka – Nippon Já

No último dia 24 de agosto, São Paulo e Osaka celebraram a Cerimônia Comemorativa do 55º Aniversário do Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka, com uma cerimônia especial realizada no Bunkyo. O evento, que teve início às 10 horas da manhã, contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, incluindo representantes de ambas as cidades e membros da comunidade.

A cerimônia foi dividida em três partes e organizada pela comissão da irmandade entres as duas cidades, sob a presidência de Raúl Takaki, com a coordenação de Keiko Fujise e o apoio da Miyazaki Kunihito Foundation. A primeira parte do evento, conduzida pelos mestres de cerimônia Edison Mito e Keiko Fujise, contou com a participação de importantes autoridades.

A cerimônia contou com a participação do Vice-Prefeito de Osaka, Toru Takahashi, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Osaka, Norihito Nishi, do Presidente da Associação de Cidades-Irmãs Osaka-São Paulo, Hidetaka Yoshikawa, entre outros membros da comitiva, bem como muitas pessoas ligadas a Osaka.

O Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, também esteve presente e fez um discurso de congratulações, mencionando a Expo 2025 Osaka – Kansai – Japan.

Cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu fez um discurso de congratulações e mencionou a Expo Osaka 2025

Torii – Em seu discurso, Takaki destacou seu trabalho voluntário desde 1999 com a reconstrução do Grande Torii, um símbolo da comunidade japonesa em São Paulo, e incentivou todos a visitarem Osaka no próximo ano durante a Expo 2025.

O vice-prefeito Takahashi mencionou a troca cultural entre estudantes, incluindo a criação de pinturas e vídeos pelos alunos da Escola Municipal de Osaka, e a crescente troca de estudantes e competições de discursos entre as duas cidades.

Hidetaka Yoshikawa também fez um discurso, enfatizando a importância da associação, que foi estabelecida em 1970, e sua recente ênfase em programas de intercâmbio para jovens. Ele expressou sua satisfação com o fortalecimento das relações culturais durante a visita.

Celebração do 55º Aniversário do Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka contou com a presença de uma comitiva do Japão

Homenagens – Durante a cerimônia, houve a entrega de placas comemorativas a Takahashi, Nishikawa, Yoshikawa e a Eguchi Kei, filha do falecido fundador da Fujima Ryu Japanese Dance School, Yoshiyuki Fujima. Agradecimentos especiais também foram feitos a Yoshimasa e Yoshiko Fujima, e Kazue Tsujimoto, diretora do MIKA Kindergarten.

A segunda parte da cerimônia apresentou atrações culturais, com apresentações de taiko (tambores japoneses) e danças tradicionais. A performance incluiu peças como “Fujimusume” e “Genroku Hanami Odori”, além de uma medley de nove músicas, encerrando com a animada dança “Chanchiki Okesa”, que encantou o público.

Na terceira parte, um almoço festivo concluiu as comemorações com um brinde do chefe do escritório da JETRO São Paulo, Tetsuya Inoue, e o corte de um bolo comemorativo pelos representantes das duas cidades. A cerimônia de 55 anos de irmandade entre São Paulo e Osaka não apenas celebrou o passado e os laços de longa data, mas também reforçou o compromisso de ambas as cidades em continuar promovendo a cooperação e o intercâmbio cultural. Este marco sublinha a importância das parcerias internacionais na promoção de entendimento e amizade entre diferentes culturas.

Deixe uma resposta