Saudação do Cônsul Geral do Japão em São Paulo pela Comemoração dos 115 Anos da Imigração Japonesa
Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana
Gostaria de estender minhas saudações à comunidade nikkei e aos leitores do Nippon Já por ocasião do 115º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil.
Já se passaram 115 anos desde que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no navio Kasato Maru, em 1908. Desde então, os imigrantes japoneses superaram inúmeras dificuldades nesta terra de idioma, clima e cultura tão diferentes do Japão. E através das contribuições significativas que fizeram para a sociedade brasileira nos mais variados campos – como na agricultura, comércio, justiça, medicina, entre tantas outras –, os imigrantes e seus descendentes conquistaram destaque e confiança da sociedade brasileira. Valores como trabalho árduo, perseverança, respeito e integridade são hoje amplamente reconhecidos pelos brasileiros como marcas da comunidade nikkei. Além disso, diversos aspectos da cultura japonesa se difundiram amplamente pelo país e hoje integram a riqueza multicultural do Brasil – como a culinária, as artes marciais, o Bon Odori e as apresentações de Taiko. E sobre esse sólido fundamento estabelecido pela comunidade nikkei desenvolveu-se a estreita amizade entre o Brasil e o Japão que desfrutamos hoje. Por esta razão, expresso minha mais profunda admiração e respeito pelos esforços da comunidade nikkei.
A pandemia recente de Covid-19 restringiu drasticamente o intercâmbio entre os nossos povos, mas superado esse difícil período para a humanidade nossos intercâmbios pessoais estão se ampliando novamente. No início de 2023, o Brasil recebeu a Deputada Yuko Obuchi, para a cerimônia de posse do presidente Lula, e posteriormente o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi – ambos fizeram questão de visitar São Paulo para dialogar com a maior comunidade nikkei brasileira e foram calorosamente recebidos. Em maio passado, o presidente Lula visitou o Japão para a Cúpula do G7, em Hiroshima, e foi recebido pelo primeiro-ministro Fumio Kishida para uma reunião bilateral em que se discutiu a cooperação Brasil-Japão em diversas áreas, incluindo a isenção de vistos de curto prazo para brasileiros.
Nesse contexto promissor, nós do Consulado Geral do Japão em São Paulo gostaríamos de aproveitar ao máximo as oportunidades para aprofundar ainda mais os laços com a comunidade nikkei e trabalhar com toda a sociedade brasileira para o fortalecimento das relações de amizade entre o Japão e o Brasil.
Concluo minha saudação parabenizando novamente e desejando o desenvolvimento contínuo da comunidade nikkei, assim como boa saúde e felicidade a todos os leitores.