Senado aprova nome de novo embaixador no Japão

Garcia Côrtes ja atuou no Japão como ministro-conselheiro e retornará ao país como embaixador (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

O Brasil terá um novo embaixador no Japão. Foi aprovada, nesta terça-feira (10), em Plenário no Senado, por 37 votos a 4, a indicação de Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes para o cargo. A mensagem de indicação do embaixador já havia recebido parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores (CRE), em abril, após sabatina do indicado.

O novo indicado substituirá o atual embaixador, Eduardo Paes Saboia, no cargo desde 2018. Cortês ingressou na carreira diplomática em 1986. Entre as funções exercidas, estão as de embaixador na Etiópia, cumulativamente com Djibouti e Sudão do Sul, representante do Brasil junto à União Africana e à Comissão Econômica para a África das Nações Unidas, e embaixador na Bolívia, último cargo exercido. No Japão ele já atuou como ministro-conselheiro na Embaixada em Tóquio.

Com uma população de cerca de 125 milhões de habitantes, o Japão tem a terceira maior economia do mundo e a segunda maior da Ásia, depois da China. A prosperidade econômica é fundamentada em altos níveis tecnológicos e na estabilidade política interna. Segundo o Itamaraty, o Japão tem buscado incrementar sua projeção nos planos regional e internacional, sobretudo por iniciativas como as Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021, a presidência do G-20 em 2019, e a candidatura japonesa a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Itamaraty destaca que o Japão é o mais tradicional parceiro do Brasil na Ásia, com relações consolidadas historicamente e marcadas pelos centenários laços humanos, pelo interesse em aprofundar a cooperação em ciência e tecnologia, pela importância dos fluxos bilaterais de comércio e investimento e pela coordenação em temas internacionais.

(com informações da Agência Senado)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.