Solenidade reúne comunidade japonesa na Câmara Municipal de São Bernardo

Em reconhecimento à importância do legado dos imigrantes japoneses e seus descendentes para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade, o vereador Hiroyuki Minami (Republicanos) promoveu uma sessão solene no dia 22 de junho, no Plenário Tereza Delta.

Desde 1997, o parlamentar realiza esta cerimônia para destacar a importância dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, reconhecer sua contribuição significativa para a formação da comunidade nipo-brasileira e prestar uma homenagem aos antepassados. É também uma forma de resgatar as tradições, valores e costumes que definem a identidade desta população. “São Bernardo do Campo é um município que tem profundo respeito e consideração pela comunidade nipo-brasileira, em especial por sua cultura, que tem sido preservada por meio de diversas ações, dentre elas o karaokê”, afirmou em seu pronunciamento na tribuna.

Durante a solenidade, Minami entregou a Medalha João Ramalho à Helena Ikue Mizumura Nakashima pelos relevantes serviços prestados ao município. Nascida em Mirandópolis (SP), no dia 18 de setembro de 1959, filha de imigrantes japoneses, ela cresceu em meio a uma comunidade nipônica ativa.

Mudou-se para Campinas em 1979 para estudar Ciências Biológicas na PUC, conhecendo seu marido, Silvio Nakashima, com quem se casou em 1985. Com três filhos e uma neta, ela se dedicou ao ensino da língua japonesa, fazendo cursos de capacitação e participando de congressos.

Em 2017, fez uma formação no Japão pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Lecionou em empresas, escolas e atualmente é professora e diretora na União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo. Foi coordenadora de viagens de estudo ao Japão e participa ativamente na elaboração de exames de proficiência da língua japonesa.

Estiveram presentes o cônsul para Assuntos Gerais e Políticos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Daisuke Hattori, representando o cônsul-geral, Toru Shimizu; a professora de língua japonesa do Bunka de São Bernardo do Campo, Helena Ikue Mizumura Nakashima, acompanhada de seu marido, Silvio Tadao Nakashima, presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo e do Bunka de São Bernardo do Campo; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo),Roberto Yoshihiro Nishio, representando o presidente da entidade, Dr. Renato Ishikawa; o presidente da Associação Cultural de Mizuho, Mitsugi Onoda; o presidente da Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Paulicéia – Acrepa, Mauro Ikeda e o presidente do Grêmio Recreativo Rudge Ramos, Alexandre Hissaiti Hiraga,entre outros.

(do site da CMSBC)

Deixe uma resposta