Terceira edição em São Roque confirma sucesso da Mostra Japão

Uma das atrações da Mostra Japão é a cerimônia de abertura com o tradicional ritual do Kagami Biraki – Aldo Shiguti

A 24ª edição da Mostra Japão – a terceira em São Roque – confirmou aumento de público e de bazaristas. Realizado nos dias 6, 7 e 8 deste mês no Recanto da Cascata, o tradicional Festival Japonês organizado pela VHB Eventos tem atraído um público cada vez maior nas cidades em que é ralizado. Em São Roque não foi diferente. De acordo com o coordenador da Praça de Alimentação, João Chen, a terceira Mostra em São Roque registrou um crescimento de cerca de 30% no número de barracas.

Durante três dias – inclusive no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil – a Mostra Japão proporcionou ao público uma imersão na cultura japonesa através de apresentações culturais, uma ampla praça de alimentação – com destaque para as gastronomias japonesa, coreana e brasileira – produtos típicos como bonsai e oficinas culturais.

Na programação artística, destaques para o Grupo Todos Nós, a Banda Elisios, os grupos de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Ryuka Sosaku Eisa Daiko com a dança do leão, e os cantores Rafael Yassunaga, Sergio Tanigawa e Joe Hirata. Os fãs de cultura pop japonesa também vibraram com o desfile e Concurso Cosplay.

Uma das atrações da Mostra Japão é a cerimônia de abertura em que os convidados participam do tradicional ritual japonês chamado kagami biraki – que literalmente significa quebrar a tampa do barril de saquê.

Estiveram presentes o presidente do Clube Cultural Recreativo Nipo-Brasileiro de Piracicaba, Pedro Mizutani; Yolanda Hanashiro (representando a presidente da Mostra Japão, Roseli Kanashiro); Alice Kanashiro; Mitsuo Kimura (representando o Nippon Country Club); Akemi Okamoto, da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa; Anderson Taba (representando o Nipo de Santo André) e o diretor Regional do Bunkyo – Sociedade Brasileira dse Cultura Japonesa e de Assistência Social – para a Noroeste, Shinichi Yassunaga.

Yolanda Hanashiro deu as boas vindas em nome da Comissão Organizadora enquanto Pedro Mizutani – presente desde a primeira edição da Mostra Japão com o Grupo Todos Nós – manifestou sua alegria em poder divulgar a cultura japonesa através da música. Já Ânderson Taba disse que a cultura japonesa tem expandido e conquistado espaços graças à acolhida dos brasileiros.

No final, o público também pode experimentar – com moderação – a bebida mais famosa do Japão feita à base de fermentação de arroz.

Rafael Yassunaga

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta