“Udonkai & Degustação de Ise Udon” do Mie Kenjinkai reúne mais de 500 pessoas

Mie Kenjinkai retoma seu evento de sucesso após 4 anos, apresentando também a cidade de Ise, um dos principais destinos turísticos do Japão, localizado na província de Mie, e produtos locais.

Degustação de Ise Udon (esquerda) que foi servido gratuitamente e o udon preparado pelo Kenjinkai (direita) – Associação Brasil Nippo

No dia 27 de outubro, a Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, presidida por Tetsuhiro Hirose, realizou com grande sucesso o “Udonkai & Degustação de Ise Udon”. As 300 poções vendudas antecipadamente se esgotaram rapidamente, e a venda adicional de 200 porções no dia do eventou resltou em uma fila enorme, atendendo ao todo cerca de 500 pessoas.

A província de Mie e o estado de São Paulo, são cidades irmãs desde 1973, completando 50 anos de parceria no ano passado. Como parte do “Projeto de Promoção da Compreensão da Cultura Tradicional de Mie no Estado de São Paulo”, o Mie Kenjinkai e o governo de Mie ofereceram amostras gratuitas de Ise Udon em porções individuais, promovendo assim a culinária tradicional da região.

O “Udonkai” do Mie Kenjinkai é um evento popular de longa data, mas foi interrompida devido à pandemia da COVID-19 em 2020. Neste ano, após quatro anos, o evento foi retomado com grande entusiasmo, O Ise Udon, um tipo de macarrão grosso e macio com um molho à base de shoyu tamari (um molho de soja sem glúten, com um sabor mais intenso e complexo), foi preparado com ingredientes trazidos diretamente de Mie e fez o maior sucesso entre os participantes.

Além da degustação. Foram exibidos vídeos sobre a província de Mie, Ise Udon e a cidade de Ise, e um espaço foi dedicado à apresentação de produtos locais como katsuobushi (flocos de peixe bonito seco) e udon, transformando o envento em uma verdadeira vitrine da província.

A divulgação do evento foi realizada nas redes sociais pela iniciativa do “Mie Tomo Paulista”, que também colaborou na organização do evento. “Mie Tomo Paulista” é um grupo de membros do Mie Kenjinkai que atuam como embaixadores da província, divulgando suas atrações e fortalecendo os laços entre Mie e a comunidade local. Os quatro membros do “Mie Tomo Paulista” foram selecionados em janeiro deste ano para participarem de um programa de intercâmbio de duas semanas no Japão.

O presidente do Mie Kenjinkai, Tetsuhiro Hirose, expressou sua alegria com o sucesso evento. “Após um longo período de interrupção devido à pandemia, conseguimos retomar a festa graças à união de todos os membros da associação, incluindo o fujinkai (departamento das senhoras), departamento de kendo, departamento dos jovens e Mie Tomo Paulista”, disse Hirose agradecendo. Também explicou que através do apoio do governo da província-mãe, foi possível oferecer aos participantes do evento “a autêntia experiência de Ise Udon”. “Esperamos que este evento aumente o interesse pela província de Mie e pela associação, promovendo ainda mais os intercâmbios entre o Japão e o Brasil”, acrescentou.

Edison Shiono, um dos Mie Tomo Paulista e representante do departamento de kendo do Kenjinkai, compartilhou sua satisfação dizendo que “é muito gratificante ver tantas pessoas apreciando o udon da associação e o Ise Udon”. E concluiu se comprometendo a continuar com a divulgação dos encantos de Mie e com o fortalecimento do Kenjinkai.

“Acredito que este foi um evento muito positivo para a divulgação da província de Mie”, comentou o Vitor Itiro Takahashi, outro membro do Mie Tomo Paulista e representante do departamento de jovens do Kenjinkai. E demonstrou sua vontade de tornar o Kenjinkai ainda mais dinâmico, sugerindo para as próximas edições do evento a venda de bebidas como “ichigo miruku” (bebida popular no Japão a base de leite com sabor de morango), que ainda são pouco conhecidas no Brasil.

Lucas Tetsuya Oyakawa que também é Mie Tomo Paulista, expressou sua honra em poder oferecer aos brasileiro o Ise Udon, que ele próprio experimento e apreciou em Mie. “Desejo apoiar as atividades da associação e contribuir para a promoção de intercâmbios cada vez mais ativios entre o Japão e o Brasil”, acrescentou.

Cristina Izumi Sagara, que participou do JET Programm (programa do governo japonês que visa promover o enriquecimento do intercâmbio cultural, o ensino de línguas estrangeiras e a mútua compreensão entre as nações) entre 1997 e 2000 como a primeira brasileira a ser enviada para a província de Mie, também esteve presente no Udonkai. “Embora a associação enfrente desafios devido às mudanças sociais, é admirável ver como ela está colabornado com o governo da província-mãe para realizar eventos como este”, comentou Cristina, considerando esta parceria fundamental para o futuro não só do Kenjinkai, mas como também da comunidade nipo-brasileira e dos intercâmbios entre o Japão e o Brasil.

Kazuro Tanaka, um participante de 86 anos, expressou sua satisfação com o sabor do udon do Kenjinkai e do Ise Udon. “Ambos estavam deliciosos, especialmente o Ise Udon, com o seu sabor intenso de shoyu tamari”, comentou.

O salão do Mie Kenjinakai esteve lotado durante todo o evento
Painel interativo com a imagem de ninja de Iga

(Traduzido da matéria publicada no Diário Brasil Nippou)

Deixe uma resposta