Vice-ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão visita o Brasil para fortalecer relações bilaterais

Em visita ao Brasil nesta semana, o vice-mnistro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kiyoshi Odawara, tratou de diversos assuntos relacionados a questões bilaterais entre ambos os países, além de conhecer entidades e locais representativos da comunidade em São Paulo.
Na segunda-feira (02), os encontros tiveram como foco a parte política e diplomática. Em Brasília, Odawara reuniu-se com os deputados federais Kim Kataguiri e Vitor Lippi, membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, para discutirem o fortalecimento do intercâmbio de parlamentares entre os dois países, visando o maior desenvolvimento das relações Japão-Brasil. No mesmo dia, ele reuniu-se com o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Almirante Flávio Rocha, para trocarem opiniões sobre temas como a situação na Ucrânia, o ambiente de segurança no Leste Asiático e a segurança econômica, além de reforçarem a intenção de promover ainda mais cooperação estratégica entre Japão e Brasil.
A agenda de Odawara também incluiu um encontro com o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Fernando Simas Magalhães. Além de falarem sobre a cooperação bilateral em uma ampla gama de campos, incluindo segurança, Odawara e Magalhães também confirmaram o compromisso dos dois países com a promoção da cooperação estratégica no âmbito internacional, em áreas como a situação na Ucrânia e a reforma da ONU (Organizações das Nações Unidas). Além disso, consideraram avançar nas tratativas visando à assinatura da troca de notas referente à concessão do empréstimo de até 30 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 1,2 bilhão) do projeto de apoio emergencial em resposta à crise da COVID-19.
A agenda de encontros e reuniões também foi movimentada na terça-feira (03), com visita às instalações da Força Aérea Brasileira no Aeroporto Internacional de Brasília. Na ocasião, o Brigadeiro de Infantaria da Aeronáutica (reserva) Agostinho Shibata recepcionou a comitiva japonesa. Odawara enalteceu o sucesso dos militares nipo-brasileiros de alto escalão no Brasil e expressou sua esperança no desenvolvimento do intercâmbio de defesa entre os dois países.
Já em São Paulo, foi a vez da comunidade ganhar destaque na agenda do vice-ministro. Acompanhado do cônsul geral Ryosuke Kuwana; da cônsul geral adjunta Chiho Komuro; do cônsul Hiroyuki Ide; e vice-cônsul, Kimiko Nakagawa, Odawara visitou o Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, além de prestar homenagem no Irei-hi (Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos).
Em rápido encontro com jornalistas, o vice-ministro fez um balanço sobre a passagem pelo Brasil, além de abordar a questão dos vistos para yonseis (quarta geração de filhos de japoneses). Segundo Odawara, o assunto foi debatido no encontro do dia anterior com o Grupo Parlamentar, mas reconheceu a vontade dos descendentes de irem ao Japão, garantindo que a pauta será debatida no retorno ao seu país. Outros assuntos levantados durante a coletiva de imprensa foram a tecnologia 5G e a questão geopolítica atual, em especial Rússia-Ucrânia. Para o vice-ministro, o atual conflito não atingiria de uma forma dura a relação econômica com o Brasil e Japão.
No Bunkyo – Na sequência, Odawara visitou o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, localizado no bairro da Liberdade, onde foi recepcionado pelo presidente da entidade, Renato Ishikawa; pelos vices, Roberto Nishio, Rodolfo Wada e Lídia Yamashita e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita; além do secretário administrativo, Eduardo Goo Nakashima.
Após uma breve apresentação, eles se dirigiram para o sétimo andar do edifício, onde iniciaram a visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Ciceroneado pela presidente da Comissão de Administração do MHIJB, Lídia Yamashita, o vice-ministro conheceu um pouco mais sobre a história dos pioneiros. Sempre acompanhado do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, Odawara encerrou sua visita no oitavo andar.
Nesta quarta-feira, 4, o vice-ministro seguiu para São Luis Potosi, no México, onde participa de uma cerimônia em comemoração ao 125º aniversário da imigração japonesa no México.