21ª edição do Japan Fest promete agradar diferentes públicos

Público jovem tem espaço garantido no Japan Fest de Marília com apresentações de diversos grupos de k-pop de Marília e região, dança e concurso de cosplay – Aldo Shiguti

A 21ª edição do Japan Fest, que começa hoje (25) e prossegue até domingo (28), na sede campestre do Nikkey Marília, promete agradar diferentes públicos. Com uma programação diversificada, o festival apresenta atrações como a dupla sertaneja Jad e Jefferson, que estão comemorando 30 anos de história, muito k-pop, taiko, desfile cosplay, concurso Miss Nikkey, danças folclóricas e intérpretes conhecidos da música japonesa – entre eles Karen Ito, Joe Hirata e Edgar Ishida.

Eclética, a programação traz ainda um grande parque de diversões, karaokê, gastronomia, workshops e oficinas, demonstração de artes marciais, palestras – com temas variados como sexualidade, saúde e fruticultura –, ginástica rítmica japonesa, contação de histórias de teatro de papel japonês e tocador de shamisen (instrumento de cordas).

Na sexta-feira (26), segundo dia do evento, os destaques ficam por conta o Miss Nikkey, com a participação de 15 candidatas. Comandando pelo apresentador Kendi Yamai, o concurso vai eleger a mais bela representante de Marília para a grande final, que acontece em julho, no palco do Festival do Japão, na capital paulista. Também bastante tradicional é a Exposição de Ikebana Ikenobo, cuja abertura da 37ª edição acontece por volta das 20 horas desta sexta-feira. Em Marília, a mostra de ikebana começou antes mesmo do próprio Japan Fest e se tornou um dos eventos culturais mais importantes da festa.

Bastante tradicional, concurso Miss Nikkey vai eleger a mais bela descendente de Marília

Espaço rural – E para quem é do campo, a dica é dar um pulo no Espaço Rural do Japan Fest. A área terá venda de orquídeas, mel, bonsais, frutas e legumes e a famosa rosa do deserto, além de aquarismo, plataforma digital, aquecedor solar e pulverizador.

Uma inciativa da TV TEM com organização do Nikkey Marília, o Japan Fest  faz parte do calendário de eventos do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (através do PROAC/ICMS) bem como da Prefeitura Municipal. Para os quatro dias de evento, são esperados um público estimado em cerca de 70 mil visitantes.

Festa da família – Ao jornal Nippon Já, o prefeito de Marília, Daniel Alonso, destacou a importância do evento para o município. “O Japan Fest é a grande festa da família mariliense, uma realidade cultural que conquistou a todos e que é esperada por todos que amam nossa cidade”, destacou o prefeito. Para o chefe do executivo, “o que mais acho de relevante é a preservação da nossa história, a história da nossa cidade, porque a nossa história vem sendo escrita por pessoas que amam a nossa cidade”.

“E muitas dessas pessoas são descendentes dos imigrantes japoneses. Os próprios imigrantes japoneses contribuíram para o progresso e crescimento de nossa cidade e, o Japan Fest, é uma forma das novas gerações aprenderem sobre a relevância desta contribuição”, destacou o prefeito Daniel Alonso ao Nippon Já.

Cidade-irmã – Este ano está confirmada está confirmada a presença de uma comitiva da cidade japonesa de Izumisano, cidade-irmã de Marília. Fazem parte da delegação japonesa o presidente da Câmara Municipal de Izumisano, Teruhiko Nitta; o diretor Responsável pela Revitalização da Área Urbana Central, Noriaki Imanishi; o responsável pelo Intercâmbio Internacional, Kunihiko Tanaka; o Responsável pelo Intercâmbio Internacional, Risa Kanda; e a coordenadora para Relações Internacionais, Natália Yumi Inoue Hidaka.

Teruhiko Nitta, aliás, será um dos homenageados do 21º Japan Fest. Outros homenageados serão: Tokumi Kono, Yoshicazu Kaga e Itamar Ferrucci, da TV TEM.

Mais conforto – Para a diretora geral Flávia Helena Rodrigues Vieira, a edição deste ano do Japan Fest teve uma ampliação e a praça de alimentação ocupará uma área coberta de 10 mil metros quadrados. “É uma ampliação pequena, mas que faz toda a diferença para trazer mais conforto para o público que estiver ali prestigiando o nosso evento”, disse Flávia, acrescentando que o parque de diversões terá alguns brinquedos novos, diferentes. Segundo ela, “bastante ousados, para quem gosta para fortes emoções”.

Festival terá apresentação de danças típicas japonesas

Atrações – Na programação artística, ela destaca o músico de shamisen Matheus Bittencourt, que se apresentará no palco do Japan Fest no sábado e domingo, e a contação de histórias de teatro de papel com a Cia Koi. “É um pessoal que tem vindo participar aqui e que sempre costuma encantar quando se apresentam”, conta Flávia, explicando que o espetáculo “é muito envolvente”.

“As crianças gostam e os adultos ficam encantados. É muito delicado e é muito perfeccionismo na interpretação e na montagem do teatro que eles elaboram”, destaca Flávia, explicando que a atividade da Cia Koi acontece num lugar especial na área do Japan Fest, “porque é uma ação de proximidade, de contato muito direto com o público”

“A gente reservou uma área de oficinas e palestras, um pouco recuado ali do grande movimento do evento por conta da fala, da conversa, da troca com o público, da participação que envolve todos nessa ação. Eu acho que é um momento imperdível dentro da programação, será no sábado, por volta das 17 horas”, convida a diretora, que destaca ainda as apresentações do grupo Sansei, de Londrina, a Academia Corpus Line, de Mogi das Cruzes, e o Kenko Taisso.

Muito k-pop – “Este ano, especialmente, nossa programação está bastante voltada para as danças. Além do Grupo Sansei e da Academia Corpus Line, teremos também um grupo de Araçatuba, que há bastante tempo não vinha ao nosso evento. Teremos ainda a participação inédita da Associação Cultural e Esportiva de Pompeia, onde as danças serão acompanhadas por canto ao vivo de uma senhora de 93 anos, a senhora Yoko Iwamoto”, conta Flávia, acrescentando que “a apresentação deve ser bastante inusitada e carismática”.

Além das participações tradicionais dentro da programação do Japan Fest, como as apresentações dos cantores Joe Hirata e Karen Ito, e Kendi Yamai no comando do Miss Nikkey, ela destaca o espaço cada vez maior dedicado ao público jovem, com o desfile de cosplay, no domingo à tarde, e muito k-pop.

“A cada edição, o festival vem conquistando uma adesão maior de grupos interessados em estarem no palco da Japan Fest. E achamos muito importante abrir essa oportunidade paraos jovens”, explica Flávia, afirmando que a ideia é “agregar todo mundo para que todos tenham um pouquinho de espaço e possam mostrar o seu trabalho com alegria e, claro, fortalecendo muito a questão cultural”.

Grupo de taiko Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília se apresentará no palco do Japan Fest

Gratidão – E por falar em agregar, a dupla Jad e Jefferson, que tem residência bem próxima de Marília mas conhecida nacionalmente, é outro momento que promete agregar um público bem eclético dentro da programação do 21º Japan Fest.

“Nosso evento, que é culturalmente japonês, também dá oportunidades para outros tipos de culturas, especialmente as fortemente presentes na nossa região para poder agradecer ao público que está sempre junto com a gente”, destaca Flávia, afirmando que a presença da comitiva de Izumisano também fortalece as relações com a cidade japonesa da província de Osaka.

Para ela, o convênio “capitaliza a preservação da cultura e traz uma experiência inusitada para ambos os lados”. “Acredito que todos têm a ganhar com essa disponibilidade de troca de informações, conhecimento e mesmo novas relações de amizade”, diz Flávia.

Gastronomia – A gastronomia japonesa é outro atrativo para o público que costuma frequentar o Japan Fest. Além de oferecer o que há de melhor na culinária japonesa, a praça de alimentação do Japan Fest contribui ainda com as entidades beneficentes da cidade. O espaço conta com a participação dos Departamentos do Nikkey de Marília e também com barracas de diversas entidades assistenciais de Marília: Seicho No Ie de Marília, Igreja Tenrikyo de Vera Cruz, Igreja Metodista, Paróquia Santa Rita de Cássia – Grupo Teatro Paixão de Cristo, Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília, Templo Budista Hompa Hongwanji de Marília (Oterá Anchieta), Associação dos Meninos Carentes da Zona Sul, Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos (AADEF) e Igreja do Nazareno.

Os visitantes podem saborear pratos típicos da culinária japonesa, como yakisoba, udon, tempurá, okonomiyaki, sushi, sashimi, karaguê, guioza e sorvete frito, além de churrasco, pastel e sanduíches, entre outras delícias.

Campanha – A entrada será gratuita, mas haverá a tradicional campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. Quem doar alimentos estará concorrendo ao sorteio de um Playstation 5, no domingo (28), às 18h, no palco do evento. Será a campanha “Bem Legal” da TV TEM, visando incentivar essas doações.

(Aldo Shiguti)

21º Japan Fest

Quando: Dias 25, 26, 27 e 28 de abril. Quinta e sexta-feira, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo das 12h às 18h.

Onde: Sede Campestre do Nikkey Marília (Endereço: Avenida Benedito Alves Delfino, s/n – Local com estacionamento)

Doe um 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Marília através da campanha Bem Legal da TV TEM.

JAPAN FEST 2024 – PROGRAMAÇÃO

DIA 25 (QUINTA-FEIRA)

19H: Karaokê NM: Helena Hirai e Shizue Gohara / Kpop The Girls Front – Templo Honpa Hongwanji – Marília-SP / Requios Elsa Taiko Marília – AECOM / Kpop Grupo Evolve – Garça-SP

20H: Abertura Oficial

Homenageados: Sr. Itamar Ferrucci – Presidente de Honra e Diretor Geral TvTem / Sr. Teruhiko Nitta – Presidente da Câmara Municipal de Izumisano-JP / Sr. Tokumi Kono – Departamento de Beisebol e Softbol / Sr. Yoshikasu Kaga – Cooperativa Agrícola Sul Brasil de Marília / Show de Jad & Jefferson, 39 anos de História

23H: Encerramento

DIA 26 (SEXTA-FEIRA)

19H: Combo do Guri do Pólo Regional Marília / Karaokê NM: Toshio Kooti, Tikako Fujimoto e Pailo Kawakami

20H: Show Musical Joe Hirata – São Paulo-SP / Abertura da 37ª Exposição de Ikebana Ikenobo

21H: Miss Nikkey com Kendi Yamai – São Paulo-SP / Oficina de Bordado Anime, por Lidia Arruda – São Paulo-SP (Espaço de Oficinas)

23H: Encerramento

DIA 27 (SÁBADO)

13H: Depto. Judô NM – Demonstração / Karaokê NM: Kaoru Fujimoto, Yukie Hiramoto, José Soares e Matico Funai / Grupo Adorarte – Igreja Metodista Livre – Marília-SP

14H: Academia Corpus Line – Mogi das Cruzes-SP / Kpop Grupo Themis – Marília-SP / Palestra atenção à saúde, apolo Unimed. Tema: Sexualidade após 50 anos, o que preciso saber. Palestrante: Dr. Valdir Silveira Marin, especialista em urologia. (Espaço de Oficinas)

15H: Hibiki Wadaiko NM / Festival de Danças Assoc. Cult. Esp. de Pompéia e Buyiô Odori NM / Palestra atenção à saúde, apoio Unimed. Tema: Sarcopenia, Osteoporose e Vitamina D. Palestrante: Dr. Emílio C. M. Murade, Ortopedia, traumatologia e Cirurgia da coluna vertebral. (Espaço de Oficinas)

16H: Kenko Taisso – São Paulo-SP e Marília-SP / Oficina de Mangá – Esc. Modelo de Língua Japonesa de Marília (Espaço de Oficinas) / Matheus Bittencourt Shamissen São Paulo-SP

17H: Kamishibai, Teatro de Papel Japonês – Cia Koi – Lins-SP (Espaço de Oficinas) / Apresentação Kodomokai Seicho No Iê de Marília / Grupo Sansei – Londrina-PR

18H: Oficina de Sumiê – Esc. Modelo de Língua Japonesa de Marília (Espaço de Oficinas)

19H: Shouryuu Daiko – ACENBA – Bastos-SP / Oficina de Origami – Esc. Modelo de Língua Japonesa de Marília (Espaço de Oficinas) / Buyô Kai ACENBA – Bastos-SP / Kpop The Girls Front – Templo Honpa Hongwanji – Marília-SP / Kpop Lovesick Roses – Templo Honpa Hongwanji – Marília-SP

20H: Musical Karen Ito São Paulo-SP

21H: Requios Eisa Taiko Marília – AECOM / Kpop Grupo Bittersweet – Marília-SP

22H: Musical Edgar Ishida São Paulo-SP

23H: Clube do Flash Back – Marília-SP / Encerramento

DIA 28 (DOMINGO)

12H: Demonstração Dojo Shoshin Karate, Honpa Hongwanji – Marília-SP / Demonstração de Tai Chi Chuan, Honpa Hongwanji – Marília-SP / Escola Modelo de Língua Japonesa NM: Apresentação

13H: Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Londrina-PR / Oficina de Yukata – Esc. Modelo de Língua Japonesa de Marília (Espaço de Oficinas) / Matheus Bittencourt Shamissen São Paulo-SP

14H: Bon Odori e Matsuri Dance – Marília Dansu / Palestra Fruticultura: Maracujá, Pitaya e Romã, por Nobuyoshi Narita – APTA – Presidente Prudente-SP )Espaço de Oficinas)

15H: Nukkey Kids / Oficina de Ikebana NM (Espaço de Oficinas)

16H: Desfile de Cosplay / Oficina de Ikebana NM (Espaço de Oficinas) / Kpop e Freestyle Academia Pietra Lincah – Marília-SP / Karaokê NM: Miguel Pereira, Yoko Hanada, Neusa Ariyoshi e Megumi Mishima / Kpop e Dança Urbana com SMAD – Marília-SP

17H: Festival de Danças com os grupos Tomodachi Yossakoi – Honpa Hongwanji de Araçatuba-SP e Fujinkai Buyô Kai Araçatuba-SP / Hibiki Wadaiko NM

18H: Sorteio / Encerramento

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Deixe uma resposta