Festival do Japão Brasília chega a sua 12ª edição nesta sexta, sábado e domingo
Criado há 12 anos para construir uma ponte cultural entre Brasil e o Japão, o Festival do Japão Brasília tem como objetivo promover a arte, a música, a dança, o esporte, a culinária e a cultura nipo-brasileira. Durante três dias, a capital federal recebe o maior e consolidado evento festivo que vai compartilhar os costumes e os valores que a cada dia vêm sendo cultivados em solo brasiliense.
O Festival do Japão Brasília será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, nesta sexta-feira, sábado e domingo (de 24 a 26) e tem a estimativa de receber mais de 50 mil pessoas. Para divulgar a cultura japonesa, o evento prevê uma série de atrações e durante os três dias de programação intensa, reunirá o melhor da cultura japonesa com shows de cantores locais e dos Estados de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e de Goiás.
As apresentações incluem danças típicas como o Odori e Yosakoi Soran, grupos de taikô (tambores) e atrações como o Grupo Kagura do Brasil, especializado em Teatro Kagura, com mais de 800 anos de história, o Shishimai (dança do leão). A programação conta, ainda, com concurso de beleza Miss Nikkey DF, Concurso Cosplay e parada de quimonos. O público do festival poderá conferir exposições de artes japonesas como origami (dobradura de papel), Ikebana (arranjos florais), sumi-ê (pintura), shodô (caligrafia artística) e bonsai (árvores miniaturizadas), além de oficinas de artes marciais, espaço de variedades com venda de presentes, vestuário, produtos importados e praça de alimentação com uma variedade de estandes de culinária do Japão.
De acordo com o presidente da Feanbra – Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste, Roberto Nakashima, o Festival do Japão Brasília atrai um grande público que é apaixonado pela culinária japonesa. Durante os três dias de evento, mais de 28 expositores, com experiência em restaurantes, estarão comercializando comidas típicas e sobremesas, tais como: yakisoba, donburi, tempurá de legumes e de camarão, sushi, sashimi, ramen, ebi furai, tonkatsu, gyudon, rare raisu, gyoza, udon e outros.
Na área de bazar, a aposta da organização foi de aumentar o número de participação de comerciantes e lojas. Neste ano, cerca de 100 expositores vão trazer o que tem de melhor do mundo oriental, tais como: tatames, produtos animes, quimonos, bonsai, vestuário, produtos de estética e de massagens, além de associações de escola de língua japonesa e de intercâmbio cultural.
Cultura e turismo – Correalizadora do evento, a Embaixada do Japão estará mais uma vez presente no festival com um estande para atender ao público com informações sobre turismo, bolsas de estudo e a cultura do Japão. “É uma alegria ver como o festival, que nasceu de um desejo de união e celebração da comunidade nikkei local, cresceu para se tornar um dos maiores eventos do calendário oficial de Brasília. Temos grande satisfação em fazer parte dessa história e em poder prestigiar anualmente o público que aprecia a cultura japonesa no Brasil”, testemunha o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.
No primeiro festival realizado desde a isenção de visto para turistas brasileiros, introduzida em setembro de 2023, a Embaixada do Japão vai promover pontos turísticos japoneses e apresentar algumas das maiores atrações do país para visitantes estrangeiros. “Esperamos que, ao conhecer esse ‘Japão no Brasil’ celebrado no festival, nossos amigos brasileiros sejam inspirados a incluir o Japão em seus planos de viagem”, ressaltou o embaixador.
Tradição – De acordo com o organizador do evento, Kuniyoshi Yasunaga, o Festival do Japão foi idealizado pela FEANBRA em 2012, com o objetivo de reunir todas as associações nipo-brasileiras e grupos culturais da região em um único e grande projeto e atingir melhores resultados na difusão da cultura japonesa, além de promover a coletividade, um dos principais princípios do povo japonês.
“Além de promover os nossos costumes, o Festival do Japão Brasília é uma iniciativa que mantém viva a memória dos pioneiros de origem nipônica que tiveram importante papel na implementação da agricultura local. Assim como, proporcionar a interação dos povos, democratizar o acesso à cultura e contribuir na geração de renda para pequenos produtores artesanais”, explica. O Festival do Japão Brasília tem a co-realização da Embaixada do Japão no Brasil e apoio institucional da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo de Brasília, Japan Foundation, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão Representação no Brasil, Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Bunkyo – Sociedade de Cultura Japonesa e de Assistência Social e Fundação Kunito Miyasaka.
12º Festival do Japão de Brasília
Quando: 24 a 26 de maio de 2024. Sexta e sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 20h.
Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Ingressos: R$ 25 (meia entrada*) e R$ 50 (inteira), em venda antecipada no Sympla.
Classificação indicativa: livre