Final brasileira do Cosplay World Masters deve reunir 14 candidatos no palco do To-Sa Matsuri
Pela primeira vez na história, o To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão, que acontece neste sábado e domingo (20 e 21), no Parque Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), na zona Leste de São Paulo, será palco da grande final Brasileira do Cosplay World Masters.
O Festival abraça um dos maiores campeonatos de Cosplay Mundial com eliminatórias e finalistas dos países: Bélgica, Holanda, Bulgária, Letônia, Dinamarca, Suíça, Turquia, Portugal, Lituânia, Finlândia, Romênia, Inglaterra, França, Espanha, Polônia, República Checa e Brasil. Cada etapa tem início em seu país de origem e classifica o campeão nacional para a disputa do título de Melhor Cosplay (“Costume Play”) mundial na grande final que é realizada na Europa.
O Cosplay Worls Masters Brasil vem revelando talentos na arte do Cosplay (“Costume Play”), em 2012, Diogo Pereira foi vice-campeão mundial; em 2015, Mônica Somenzari foi vice-campeã mundial; em 2016, Jonhy Eduardo Santiago (conhecido artisticamente por Samui San) conquista pela primeira vez na história o tão sonhado campeonato mundial se consagrando primeiro campeão mundial brasileiro, e em 2018, Jaqueline Fernandes (conhecida artisticamente como Jeyke), com o cosplay de Diablo conquista a segunda colocação no Mundial.
Em 2019, a cosplayer Barbara Vaz (conhecida artisticamente como Cherry), após vencer a final nacional, trouxe o título mundial da Europa. Mais uma vez atraindo os olhares de fãs do segmento ao redor do mundo para o Brasil.
A final brasileira, que acontece no domingo (21), por volta das 20h, no palco do To-Sa Matsuri, também será transmitida ao vivo pelas redes sociais (Facebook: www.facebook.com/cwmbrasil / Instagram: @cwm_brasil)
Sobre o To-Sa – Realizado pela primeira vez em novembro do ano passado no atual endereço após oito edições realizadas no Parque da Água Branca, na zona Oeste de São Paulo, o To-Sa Matsuri foi o único evento ligado à cultura japonesa que não parou suas atividades, mesmo durante o período crítico da pandemia. A nona edição, em 2020, em formato híbrido, foi realizado no Ginásio Mané Garrinha, na zona Sul, até chegar na zona Leste em 2021.
Com organização da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, o To-Sa Matsuri tem como uma de suas marcas registradas a presença do público jovem, além de praticantes de esportes que utilizam a série de equipamentos esportivos, lazer e culturais que o parque oferece.
No To-Sa, o público poderá conhecer algumas particularidades da província de Kochi através da gastronomia, presente na barraca do Kochi Kenjinkai com os tradicionais katsuo no tataki (que tem como base o pexie bonito levemente grelhado com ingredientes especiais) e o tai no mushi (peixe pargo cozido no vapor com especiarias), além de outros pratos tradicionais – e mais conhecido pelos brasileiros – como o yakissoba, udon, tempura e doces como sakuramoti (doce de arroz recheado com pasta de feijão doce e envolto em folha de sakura). No total, serão oito barracas de doces e outras 22 entre comidas brasileiras e japonesas, como o pastel, churrasco, acarajé, comida mineira e nordestina e sanduíches diversos, além de bazaristas.
Atrações – No sábado, a programação começa bem cedo, às 10h30, com a cerimônia budista – presente desde a primeira edição do To-Sa, e prossegue até às 20h30 com apresentações de artes marciais, danças e bandas. Por volta das 17h30, os fãs da cultura pop japonesa poderão conferir o Desfile Cosplay. Para participar basta se inscrever pelas redes sociais.
No domingo, além da final do Cosplay World Masters, com 14 candidatos, as atrações ficam por conta do humorista Marcos Aguena, da banda Gaijin Sentai, do grupo de taiko Yuriki no Kizuna Eisa Daiko, os cantores Sergio “What a Wonderful World” Tanigawa e Claudia Midori e Mayumi Takahashi.
(Aldo Shiguti)
Confira a programação de palco:
Sábado (20)
Domingo (21)
11º TO-SA MATSURI – FESTIVAL DE CULTURA BRASIL-JAPÃO
Quando: Dias 20 e 21 de agosto, das 10 às 20h
Onde: Parque Ceret (Rua Canuto de Abreu. Portaria 1, s/n – Jardim Anália Franco)
Entrada franca