11ª edição do Japan Matsuri recebe cerca de 20 mil pessoas e supera expectativas

Cerimônia de abertura, com o tradicional kagami biraki, contou com a presença de autoridades – Aldo Shiguti

Realizado nos dias 8 e 9 pela Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco – e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Osasco, a 11ª edição do Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Osasco, foi um sucesso. Quem afirma é o presidente da Acenbo, Sussumu Araki. Segundo ele, o evento superou todas as expectativas dos organizadores. “De certa forma estávamos preocupados pois retomamos o festival depois de cinco a os de paralisação”, disse Sussumu Araki, acrescentando que o êxito foi tanto que nem bem terminou o evento e já tinha bazaristas assegurando espaço para a edição de 2025.

Não à toa, o Japan Matsuri é considerado o maior evento de cultura japonesa da Região Oeste de São Paulo. Este ano, de acordo com a Comissão Organizadora, cerca de 20 mil pessoas passaram pela sede da Acenbo nos dois dias de evento. Com o tema “Budô – Caminho das Artes Marciais, o público teve oportunidade de apreciar um panorama da cultura e da gastronomia japonesa. Além de shows com artistas consagrados, como Karen Ito e Joe Hirata, a programação incluiu danças folclóricas, demonstração de artes marciais, oficinas de artes e bazaristas.

No sábado, os destaques ficaram por conta do Concurso Cosplay que reuniu mais de 20 candidatos – para alegria do público que vibrou e torceu muito com os fortes concorrentes – e da cerimônia de abertura, que contou com a presença do prefeito do município de Osasco, Rogério Lins; do deputado estadual Gerson Pessoa; da vice-cônsul do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Yuka Nogami; do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Renato Ishikawa; do presidente da Uces – União Cultural e Esportiva Sudoeste– Silvio Furukawa e o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Tsutomu Taniguchi, além de vereadores e secretários municipais.

Concurso Cosplay foi uma das atrações mais concorridas

Voluntários – Em nome da Diretoria da Acenbo e da Comissão Organizadora, Sussumu Araki agradeceu a todos que tornaram possível a retomada do Japan Matsuri, que já é uma tradição na cidade de Osasco. Em especial, o presidente da Acenbo agradeceu os deputados estaduais Gerson Pessoa e Márcio Nakashima pela indicação de emenda parlamentar ao Japão Matsuri, e ao prefeito Rogério Lins.

“Eu não podia deixar de mencionar os nossos valorosos voluntários que fazem este festival acontecer, dos coordenadores ao mais humilde dos voluntários, todos fazem parte de uma equipe que não tem preço. É o que temos de mais valor na Acenbo”, disse Sussumu Araki.

Tributo – Para a vice-cônsul Yuka Nogami, “ao nos aproximarmos dos 116 anos da imigração japonesa no Brasil, é motivo de grande alegria testemunhar o quanto a comunidade nikkei tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do país, enriquecendo as tradições, valores e espíritos de nossos ancestrais”.

Segundo ela, “mais do que uma celebração, o Japan Matsuri é um tributo de perseverança e a contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes”. “Um evento em que podemos compartilhar nossa cultura com a sociedade local, promovendo a integração e um entendimento mútuo entre os nossos povos. As atividades apresentadas aqui, desde as danças tradicionais, o taiko, as músicas e artes marciais, concursos de cosplay, oficinas e exposições, além da deliciosa gastronomia preparada pela comunidade, refletem a riqueza e a diversidade da nossa cultura”, disse a representante do governo japonês, que manifestou seu respeito à grande importância do evento, “que proporciona ao público das mais diversas idades e origens, a oportunidade de apreciar e participar da cultura japonesa”.

“Desejo que o festival continue a ser uma ponte de ligação entre o Japão e o Brasil, bem como uma ponte de inspiração para as novas gerações, contribuindo para fortalecimento do valoroso laço entre os nossos países, concluiu Yuka Nogami.

Emendas – Entusiasta da cultura japonesa, o deputado estadual Gerson Pessoa destacou, em entrevista ao Nippon Já, a importância do Japan Matsuri. “Trata-se de um evento muito importante não só para a cidade de Osasco e para a região, mas também para o Estado como um todo. E estou feliz de poder fazer parte pois sei muito bem os desafios que é realizar um festival deste porte. E que bom que a gente conseguiu, através de uma emenda, ajudar a fazer com que o evento saísse do papel e se tornasse uma realidade”, explicou o deputado, que mencionou também a importante ajuda do deputado Márcio Nakashima.

Ao jornal Nippon Já, Márcio Nakashima disse que apoia as ações de valorização da cultura japonesa. “Nosso mandato é parceiro da Acenbo e serei sempre um colaborador na realização dessa linda festa”, destacou o parlamentar, que, assim como Gerson Pessoa, também destinou recursos para a realização do 11º Japan Matsuri.

Cidade-irmã – Por fim, o prefeito Rogério Lins reforçou a importância das emendas parlamentares para a consolidação do evento. E, ao Nippon Já, explicou que Osasco mantém um convênio de irmandade com a cidade japonesa de Tsu, na Província de Mie.

“Osasco tem muita gratidão ao povo japonês, que veio há 62 anos para nossa cidade e ajudou a construir essa grande cidade, que ainda é muito jovem. O povo japonês é muito amigo, muito trabalhador e que empreende aqui em Osasco o tempo todo. E hoje é um momento de encontrar todas essas famílias que fazem parte dessa história, nesse grande festival. Todos os anos que tiver Japan Matsuri, a Acenbo vai contar com o apoio da Prefeitura”, afirmou Rogério lins.

Em seguida, os convidados participaram do tradicional Kagami Biraki (ritual da quebra da tampa do barril de saquê). O brinde, em nome da comunidade japonesa, foi comandado pelo presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta