1ª Mostra Japão na Capital celebra público diversificado e concretiza sonho

Primeira edição da Mostra Japão na Capital teve como palco o Pacaembu, ícone de São Paulo – Aldo Shiguti

A Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu (zona Oeste de São Paulo), palco de grandes acontecimentos, recebeu, nos dias 12, 13 e 14 deste mês, a 18ª Mostra Japão – Festival Japonês – a primeira edição na capital paulista. E já mostrou “a que veio”. Cerca de 30% maior nas áreas dos bazaristas e gastronomia em relação às Mostras realizadas no interior paulista, o festival atraiu um público diversificado consolidando a Mostra Japão como um dos grandes eventos da cultura japonesa do país.

Roseli Kanashiro, responsável pela organização do evento ao lado da filha, Chris Keiko, conta que era um sonho fincar a marca da Mostra Japão no “coração de São Paulo”. “Desde que iniciamos esse projeto tínhamos como meta realizá-lo na Capital. E tinha que ser na Praça Charles Miller, um dos principais cartões-postais de São Paulo”, comemora Roseli, acrescentando que, por ser o primeiro, “foi melhor que imaginávamos”. E até o final do ano elas prometem mais “duas ou três” Mostras para os paulistanos. “Além, é claro, de percorrermos ainda todas as cidades do interior que fizemos no ano passado”, disse.

Raízes – Quem estava bastante animado com o sucesso da Mostra Japão era o relações institucionais da Yamaha, Afonso Cagnino, patrocinadora master do festival desde 2022. “No ano passado a gente conseguiu participar de todas as Mostras, fazendo patrocínio master junto com os outros grandes patrocinadores. Para nós é muito interessante e consideramos uma iniciativa extremamente importante para nós da Yamaha porque reitera os laços que a Yamaha tem com o Japão para o público brasileiro”, disse Cagnino, explicando que “nosso principal produto é a Yamaha YBR, ‘Y’ de Yamaha e ‘BR’ de Brasil, então estamos no Brasil, proporcionamos emprego aos brasileiros, mas não nos afastamos das nossas raízes japonesas, então estar aqui é uma honra para nós”, destacou.

Atrações – Durante três dias, o público que compareceu à Mostra Japão teve oportunidade de conferir um panorama da cultura japonesa através de shows, gastronomia, cultura pop, expositores e bazaristas. A programação de palco reuniu artistas conhecidos do público que frequenta matsuris (festivais japoneses), como os cantores Luis Yabiku, Takeshi Nishimura, Sergio Tanigawa, Joe Hirata e Ânderson Taba, além de grupos como Todos Nós, Mitsuba, Mizuho Wadaiko, Banda Elísios, Yuriki Kizuna Eisá Daiko, Ikkon SP Taiko Dojo e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Filial Campinas).

Os amantes da culinária japonesa também puderam se deliciar com os saborosos pratos não só da cozinha japonesa como também a comida coreana, peruana e até do Nepal, sem contar os sanduíches, pasteis e espetinhos.

Abertura – No sábado, a cerimônia de abertura contou com a presença dos vereadores George Hato, Rodrigo Goulart e Sonaira Fernandes, além da diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol Brasil), delegada Raquel Gallinati. Estiveram presentes também Paula Hirama, do Grupo Todos Nós e presidente da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa e o diretor do jornal Nippon Já, Rodrigo Meikaru.

Ícone – Ao Nippon Já, o vereador Rodrigo Goulart enfatizou que a Mostra Japão não poderia acontecer em um espaço mais adequado, em frente ao estádio do Pacaembu, “um ícone da cidade de São Paulo”. “A Mostra Japão já faz muito sucesso por onde passa e aqui não poderia diferente. Não tenho dúvida que será mais um dos grandes eventos da nossa comunidade japonesa, uma comunidade tão tradicional aqui em São Paulo”, disse Rodrigo Hayashi Goulart, explicando que “a gente vê pela diversidade dos paulistanos que estão aqui o que representa a importância da culinária e da cultura japonesa para a os paulistanos”

DNA – “Não tenho dúvida que a Mostra Japão já integrada na convivência de todos nós. Então, a nossa responsabilidade, minha como vereador, junto com o prefeito Ricardo Nunes, é dar todo o apoio institucional aqui para esse tipo de evento, assim como todos os outros que acontecem na cidade”, destacou Goulart.

Para a delegada Raquel Kobashi Gallinati, a Mostra Japão é um evento que aos poucos conquistou seu espaço e hoje é reconhecidamente um dos principais eventos da cultura japonesa do interior do Estado de São Paulo. “E que, com certeza, vai conquistar também os paulistanos”, conta a delegada, acrescentando que a Mostra Japão traz em seu DNA “a tradição e os valores dos nossos antepassados que, com muita determinação, trabalho e resiliência ajudaram a construir este país”.

Acolhimento – Representando o prefeito Ricardo Nunes, o assessor Carlos Viana exaltou a diversidade. “A cidade de São Paulo ela recebe com alegria esse primeiro evento da colônia japonesa com muita alegria, demonstrando que a cidade de São Paulo é uma cidade sempre acolhedora, é uma cidade sempre pronta a combater a xenofobia e é uma cidade aberta ao desenvolvimento cultural. E todas as culturas são muito bem absorvidas por todo o povo e por isso é com muita alegria que o prefeito Ricardo Nunes recebeu e apoiou a Mostra Japão na cidade de São Paulo. Acredito que esse é o primeiro degrau de muitos e que será mais um grande evento para a nossa cidade”, disse Viana ao Nippon Já.

Kagami Biraki – No encerramento da cerimônia, os convidados participaram do tradicional kagami biraki (quebra da tampa do barril de saquê). O público também pôde experimentar a bebida japonesa à base de arroz.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta