Após três anos suspenso, Associação Ishikawa-ken do Brasil realizará 21º Bunkasai

Orlando Hiroshi Tsukumo (cerâmica), Geraldo Massayuki Morinaga (presidente) e Beatriz Silva (etegami)

 

A Associação Ishikawa-ken do Brasil retornará com o seu tradicional Bunkasai, o Festival de Cultura Japonesa, neste final de semana (dias 24 e 25), na sua própria sede, situada no bairro Paraíso, em São Paulo. Na ocasião, serão expostos trabalhos dos alunos dos cursos de etegami (arte do cartão-postal japonês), ikebana (arte do arranjo floral japonês), cerâmica e aquarela e realizarão workshops para os visitantes interessados em conhecer cada modalidade artística.

A própria Associação Ishikawa-Ken do Brasil esteve com as atividades presenciais suspensas durante a pandemia do novo coronavírus. O curso de etegami, lecionado pela professora Keiko Ishii, também acabou sofrendo consequências disso. “Enfrentamos dificuldades durante um ano e meio que as atividades foram suspensas”, disse Beatriz Silva, aluna do curso de etegami da Associação. Segundo ela, o grupo manteve contato entre os integrantes através do WhatsApp, onde compartilhavam fotos tiradas de seus trabalhos. “Então, a emoção do retorno do Bunkasai é muito grande, até porque a arte do etegami é bastante expressiva e representa muito os sentimentos de cada artista”, explicou Beatriz.

Já Orlando Hiroshi Tsukumo, membro da diretoria da Associação e também aluno do curso de cerâmica lecionado pelas professoras Helena Furuta e Lacy Tsukumo Andrade, disse que “terá bastante produtos expostos no Bunkasai”. Ele, que é aluno há apenas três meses do curso, demonstra satisfação e alegria com as aulas de cerâmica. “Sempre gostei de artes japonesas, mas nunca tinha feito. No curso de cerâmica da Associação, aprendemos tudo do básico, desde amaçar o barro para tirar as bolhas de ar”, explicou Orlando.

São várias peças confeccionadas pelos alunos e professores durante todo o curso, como pratos e canecas, que são queimadas nos três fornos da própria Associação, construídos através da ajuda da província-mãe do Japão.

No etegami, aquarela e ikebana, também recebem incentivo e apoio do Ishikawa-ken, que enviam livros relacionados às artes periodicamente. Especificamente os alunos de etegami, recebem orientações do professor Takashi Mine, diretamente do Japão.

 

Inscrição – Interessados em conhecer as artes japonesas tradicionais podem visitar o Bunkasai e participar do workshop gratuito, realizando a inscrição com antecedência (contato e horários de cada workshop descritos ao final do texto).

“Esperamos a participação de todos para conhecerem os nossos trabalhos”, diz o presidente da Associação Ishikawa-Ken do Brasil, Geraldo Massayuki Morinaga, que dá muito ênfase em produções artísticas oriundas do Japão.

Além da venda dos artigos produzidos pelos alunos e professores, exclusivamente no sábado haverá a venda do mochi, após a tradicional demonstração de mochi tsuki na cerimônia de abertura.

(Lika Shiroma)

 

21º Bunkasai – Festival da Cultura Japonesa da Associação Ishikawa-Ken do Brasil

Data de realização: 24 e 25 de setembro das 10h às 17h

Local: Sede da Associação – Rua Tomás Carvalhal, 184 – Paraíso, São Paulo – SP (próximo ao metrô Paraíso)

Ingresso: entrada gratuita

 

Workshops gratuitos:

24 de setembro

11h às 17h: Etegami

25 de setembro

10h às 16h: Etegami

10h30 às 11h30: Aquarela

14h às 15h: Ikebana

Contato: Tel: (11) 3884-8698

Site oficial: ishikawaken.com

Instagram: seinen.ishikawa

Facebook: seinen.ishikawakenjinkai

 

 

Deixe uma resposta