Bolsonaro vence eleição no Japão e brasileiros devem retornar às urnas no segundo turno

De acordo com a Justiça Eleitoral, cerca de 76.570 brasileiros estão aptos a votar no Japão (Fotos: Silvio Mori)

 

O Japão foi um dos primeiros países a encerrar a votação das eleições de 2022. Os brasileiros residentes no país levantaram cedo para cumprir o dever de cidadão e compareceram nos oitos locais para escolherem o futuro governante do Brasil.

A votação no Japão teve início às 20h do sábado e seguiu até as 5h do domingo no horário do Brasil. Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 76.570 cidadãos do Brasil estão aptos a votar no país, um aumento de cerca de 25% em relação às eleições de 2018.

As cidades de Oizumi (Gunma); Nagoya (Aichi), Toyohashi (Aichi), Hamamatsu (Shizuoka), Takaoka (Toyama), Suzuka, Hiroshima e a capital japonesa, Tóquio, foram os pontos de votação no país.

Em todas as seções do Japão, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição saiu vitorioso. Em Tóquio, foram computados 5.130 votos válidos, desses 3.889 foram para Bolsonaro, totalizando 64% dos votos válidos.  Em segundo lugar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 1.253 votos, cerca de quase 19% dos votos válidos na capital do Japão. Em terceiro lugar ficou Ciro Gomes (PDT), com 446 votos, e em quarto a candidata do MDB, Simone Tebet com 387.

Sueli Ikeda foi a primeira na fila de votação em Nagoya

 

Em Nagoya, onde se concentra o maior número de eleitores brasileiros e um dos cinco maiores colégios eleitorais fora do Brasil, com 35.651 pessoas aptas a votarem, a vitória também foi de Jair Bolsonaro que recebeu quase 80% dos votos válidos. O atual presidente conquistou 6.475 votos, seguido pelo por Lula com 1.039 votos.

 

A primeira da Fila – Sueli Ikeda, 50 anos, chegou antes do amanhecer de domingo e foi a primeira na fila de votação em Nagoya. Ela veio da cidade de Komaki e gastou cerca de 50 minutos para chegar até o local de votação, no Porto Messe de Nagoya.

“Eu cheguei entre meia noite e uma da madrugada. Eu vim cedo, porque o casal de amigos que vieram comigo precisam trabalhar ainda hoje”, explicou ela.

Por volta das seis horas de domingo (2), horário local), uma imensa fila já se formava no único local de votação em Nagoya. As portas de um imenso ginásio foram abertas pontualmente as 8 horas, dando início na votação.

Para enfrentar a fila, o brasileiro improvisou como pode, alguns trouxeram cadeiras, outros passavam o tempo vendo vídeos no celular, mas teve quem preferiu uma boa leitura.

A eleição se encerrou às 17 horas horário local e o resultado final foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, junto com o resultado do Brasil.

 

Segundo turno – No dia 30 de outubro, os brasileiros no Japão devem voltar às urnas para a votação em segundo turno. Os locais serão os mesmos e a disputa será entre Jair Bolsonaro (PL) e Luís Inácio Lula da Silva (PT).

(Silvio Mori, especial para o Nippon Já)

 

 

Deixe uma resposta