Cuidar da saúde é fundamental
Por Mariana de Melo Rocha*
A sabedoria popular diz que “prevenir é melhor do que remediar”, e a ciência moderna cada vez mais dá respaldo a esse ditado.
Atualmente, sabemos da importância de cultivar hábitos saudáveis para garantirmos bem-estar e longevidade. Atividade física regular, alimentação balanceada, atenção à saúde mental e sono reparador são alguns pilares na busca por qualidade de vida. Nesse contexto, consultas médicas periódicas são uma boa estratégia para avaliar o estado geral de saúde, além de identificar fatores de risco que podem ser modificados.
O médico tem o papel de auxiliar na promoção de saúde. É sempre importante lembrar que o cuidado deve ser individualizado de acordo com a necessidade de cada pessoa.
A periodicidade de visitas a um profissional qualificado permite, em alguns casos, diagnosticar doenças precocemente.
Um bom exemplo é a hipertensão, ou, como é popularmente chamada, “pressão alta”. É uma situação prevalente na população brasileira. Estima-se que, em 2021, cerca de 26,3% dos brasileiros conviviam com esta condição, o que representa cerca de 1/3 da população adulta (dados do Ministério da Saúde). Hoje esses números tendem a ser ainda maiores. Em suas fases iniciais, a hipertensão pode ser silenciosa, ou seja, não causar nenhum tipo de sintoma. Após anos de evolução, porém, ela começa a prejudicar o funcionamento de órgãos nobres, como o coração e o rim. Se o tratamento é indicado desde o começo, há grandes chances de evitar essas complicações.
Outras comorbidades também têm melhores desfechos com o diagnóstico precoce. Podemos citar, o câncer de mama, o câncer do colo uterino e o câncer colorretal como doenças cuja indicação de rastreamento já é bem reconhecida – sempre considerando a idade e o histórico de cada paciente ao indicar exames complementares.
Ter um profissional de confiança para te acompanhar e orientar nas diversas fases da vida é uma maneira de prevenir e, se necessário, remediar.
Saúde é um bem precioso e merece ser prioridade em nossas vidas. Cuide-se!
*Mariana de Melo Rocha
Médica – Clínica Geral
Centro Médico e Diagnóstico HNipo – Liberdade.