Engenheiro Hermiro Yamaguti faz celebração de 25 anos de apoio à comunidade

 

Hermiro Yamaguti contribui há 25 anos em projetos e eventos relativos à imigração japonesa do Brasil. Filho de imigrantes japoneses, Hermiro, ou Emílio como é chamado, viveu uma boa parte da história da imigração. Quando o centenário aconteceu em 2008, dedicou seu tempo e esforços para homenagear os pioneiros e as pessoas que ajudaram na vida dos imigrantes. Ajudou no projeto Pastoral Nipo-brasileira (PANIB) no centenário da imigração, atuando como vice-presidente. Veio de uma família católica que é descendente dos primeiros cristãos japoneses evangelizados por São Francisco Xavier.

Chegou a trabalhar nas empresas dos Dumont Villares: elevadores Atlas e Aços Villares. Se graduou na escola politécnica da Universidade de São Paulo. Ajudou na construção da Igreja Cristo Rei, em Promissão, SP, que é uma réplica da igreja de Fukuoka. O motivo do trabalho tão especial foi devido a um câncer, em 1995. Ao rezar na Igreja, encontrou o local em mau estado. Com a vontade de ajudar, o engenheiro fez um trabalho de recuperação da igreja junto com o cantor Joe Hirata.

Deu prosseguimento aos estudos, diferenciando-se de muitos filhos de imigrantes que não possuíam tal oportunidade. Emílio explica que isso foi graças à ajuda do padre Guido Del Toro. “Ele ajudou muitos filhos de imigrantes, por isso merece também ser lembrado no centenário”.

“Quero encerrar a minha carreira com as cerejeiras”, disse Yamaguti. Para tanto, realizará na praça Vicentina de Carvalho, no bairro do Alto do Pinheiros, uma cerimônia para encerrar os seus trabalhos dedicados à imigração. Na ocasião, a celebração contará com a presença de do arcebispo de Sorocaba, Júlio Endi Akamine.

Local: Praça Vicentina de Carvalho, Bairro de Pinheiros
Dia 11/07/2022
Horário: 10h

 

Deixe uma resposta