Festa de 110 Anos da Família Yasunaga no Brasil reúne mais de 300 pessoas em Promissão

Celebração reuniu cerca de 300 pessoas em Promissão. Hoje há representantes da família Yasunaga da sexta geração continuidade garantida – Aldo Shiguti

Com direito à presença da vice-cônsul do Japão, Yuka Nogami; do prefeito de Promissão, Artur Nogueira Franco; do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Renato Ishikawa; do presidente do Hospital Japonês Santa Cruz, Koshiro Nishikuni; do presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, Massaru Samano e do ex-deputado federal Junji Abe, além do presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Jorge Yamashita, e da presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Lídia Yamashita, a Família Yasunaga celebrou em grande estilo seus 110 Anos de Brasil.

A festa, realizada no dia 30 de março, no sítio de propriedade de Kazunori Yasunaga, no bairro Bom Sucesso, em Promissão (SP), reuniu mais de 300 familiares. Há 10 anos, no mesmo local, o clã Yasunaga se reuniu para celebrar o Centenário da chegada de Kofu Yasunaga, Seki Yasunaga e Riyoko Yasunaga, que partiram do Porto de Kobe em 25 de março de 1914 a bordo do navio Teikoku Maru  – a sétima embarcação com imigrantes –rumo ao Brasil, onde desembarcaram 47 dias depois, em 10 de maio.

Em 20 de abril de 2014, na ocasião das comemorações do Centenário de sua chegada ao Brasil, a Família Yasunaga contabilizava 20 pessoas na 2ª geração; 111 pessoas, na 3ª; 204 pessoas na 4ª geração e 73 pessoas na 5ª geração, totalizando 411 pessoas.

Shinichi Yassunaga com a vereadora Isabel Cristina

6ª geração – Dez anos depois, no 110º Aniversário da Família Yasunaga no Brasil, já são 476 pessoas, sendo 220 descendentes da 4ª geração; 118 na 5ª e 2 representantes na 6ª geração.

Hoje, a família Yasunaga ocupa papeis de destaques em diversas associações nikkeis espalhadas pelo território brasileiro, como em Brasília, Campinas e Araçatuba, entre outras cidades. O primogênito de Kofu e Seki Yasunaga, Hakuo Yasunaga, que foi vereador por 9 legislaturas em Promissão, é nome de Avenida, Praça e Viaduto.

Trajetória – De acordo com Kazunori Yasunaga, a preparação para a festa dos 110 Anos teve início há cerca de dois meses, com a limpeza do sítio. E acelerou nos últimos dias, com a decoração e organização do encontro.

A programação teve início ainda na manhã do dia 30, com uma visita ao Cemitério de Promissão, onde estão os túmulos de Shuhei Uetsuka e da família Yasunaga. No local, familiares e convidados assistiram ao culto celebrado pela sacerdotisa Tijo Okayama, do Templo Hompa Hongwanji, de Lins, e depositaram flores aos antepassados.

De lá, se dirigiram para o sítio de Kazunori Yasunaga. O proprietário conta que 60 membros da família nasceram no sítio. Para a festa, foi providenciado um torii para receber os convidados e montada uma exposição com peças e objetos da família.

Antes da festa, a sacerdotisa Tijo Okayama celebrou um Ofício em Memória aos Antepassados e foram executados os hinos nacionais do Japão e do Brasil.

Kanji Iasunaga, que fez às vezes de Mestre de Cerimônias, leu a trajetória da Família Yasunaga no Brasil (leia box) e os representantes das gerações – Luiz (2ª), Kazunori (3ª), Naoko (4ª) e Aimi (5ª) fizeram suas saudações. Em seus discursos, todos manifestaram o sentimento de gratidão aos antepassados.

Como uma árvore– Kazunori Yasunaga, o anfitrião, agradeceu também a presença de todos e lembrou que tinham pessoas de várias localidades brasileiras, como Maringá, Campinas, Brasília e até do Japão. Segundo ele, a família é como uma árvore, cuja raiz são os antepassados e as flores e frutos os descendentes. “A árvore pode dar belos frutos e flores, mas nunca podemos nos  esquecer das nossas raízes”, explicou Kazunori.

Cristalização – Discursando em português e japonês, Luiz – um dos três representantes da segunda geração presentes, além de Kiyoko e Shizuka – disse que a celebração dos 110 Anos da Família Yasunaga no Brasil “representa a cristalização do árduo e contínuo trabalho das gerações regado a sangue, suor e lágrimas”.

“É preciso lembrar sempre que, reverenciar a memória dos antepassados é um dever  de todas as gerações e o germinar de todo o desenvolvimento constitui esse processo construtivo da vida, a existência da Família Yasunaga”, destacou Luiz, lembrando que “a trajetória de nossos pais,  embora marcada pela simplicidade  e pela modéstia de recursos materiais, fizeram do trabalho, da disciplina  e da educação, as suas marcas de vida, naturalizando-se, se não no papel, com certeza de coração, pois fizeram do Brasil a sua verdadeira Pátria”, salientou ele, que rendeu suas homenagens “a todos que nos precederam, pelo trabalho hercúleo desenvolvido em prol da nossa família”.

Renato Ishikawa (com Jorge Yamashita) homenageou a família

Valorosa apoiadora – Em seguida, foi a vez das autoridades discursarem. Koshiro Nishikuni disse que sua família chegou há 57 anos no Brasil e que foi acolhido como membro pela família Yasunaga, recebendo, inclusive, orientações. E concluiu afirmando sua admiração. “É um exemplo para todos nós”.

A vice-cônsul Yuka Nogami leu uma mensagem do cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu – que na semana anterior esteve na região Noroeste – na qual o representante do governo japonês expressa o seu respeito à família “que desde o início da sua imigração para o Brasil tem sido uma valorosa apoiadora da comunidade nikkei brasileira”.

“Não consigo imaginar o quanto foi difícil se adaptarem a um país de natureza, clima e cultura tão distintos no Japão. Mas graças à harmonia, ao trabalho árduo e às conquistas dos pioneiros de todas as gerações seguintes, uma família tão grande e unida foi criada, continuando a prosperar e fortalecer seus laços”, disse.

Princesa Mako – Segundo a mensagem lida pela vice-cônsul, “muitos membros da família Yasunaga têm sido notavelmente ativos em diversas esferas da comunidade nipo-brasileira, como presidentes de organizações nikkeis, no encorajamento da comunidade como meio de atividades culturais e esportivas, na promoção da cultura japonesa e dos laços Japão-Brasil”.

Toru Shimizu concluiu sua mensagem lembrando a contribuição da família Yasunaga, “sobretudo de Shinichi Yassunaga, para o sucesso da visita da sua Alteza Imperial, a princesa Mako no contexto dos eventos comemorativos pelos 110 anos da imigração japonesa em 2018”. “Aquele foi mais um símbolo da firme  e duradoura parceria entre a família Yasunaga e o Consulado Geral Japão, uma relação que esperamos continuar a fortalecer”, frisou.

Homenagem – Já o prefeito Artur Nogueira Franco disse que sua presenta na festa era uma forma de retribuir a contribuição da família Yasunaga para o desenvolvimento do município. “Com certeza, quando se fala de colonização japonesa em Promissão, a família Yasunaga tem a sua importância. A família Yasunaga contribuiu com o trabalho e com a parte cultural de forma importante para que Promissão seja a cidade que é hoje”.

O presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa,em nome da entidade, homenageou a família Yasunaga com uma placa entregue a Luiz, filho de Kofu e Seki Yasunaga.

Mariko Nakahira – Após os discursos, teve início a programação artística, com apresentações de membros da própria família, entre eles o cantor Rafael Yasunaga. Destaque também para Yukiye (taiko e vocal) e Sadao (shamisen), que comandaram um animado bon odori, e para a performance de seis representantes da Associação Kenko Taisso do Brasil liderada pela sensei Toshie Kawazoe. O grupo participou da festa a pedido da cantora japonesa Mariko Nakahira, que já fez uma apresentação especial no sitio de Kazunori Yasunaga e ainda hoje mantém ligações com a família.

A festa ainda teve direito ao corte de um bolo simbólico e à celebração de 88 anos de Luiz Yasunaga. Após o almoço, todos se dirigiram para o campo para uma foto histórica. A festa foi encerrada com todos cantando a valsa de despedida “Hotaru no Hikari”.

(Aldo Shiguti)

Trajetória da Família Yasunaga no Brasil

Em 03 de março de 1914, Kofu Yasunaga, Seki Yasunaga e Riyoko Yasunaga deixaram a sua terra natal, na Província de Kumamoto – cidade de Nankan, bairro Ohara – e em 25 de março daquele mesmo ano, partiram do Porto de Kobe com destino ao Brasil a bordo do navio Teikoku Maru, desembarcando no Porto de Santos em 10 de maio.

Já em terras brasileiras, no dia 11 de maio, seguiram para a Fazenda Vila Costina, na Estrada de Ferro Mogiana, onde trabalharam como colonos na lavoura cafeeira, cumprindo o contrato estabelecido de 4 anos. No dia 13 de agosto de 1918, partem da Fazenda Vila Costina com destino a Estação de Hector Legru, atual município de Promissão.

Em 15 de agosto de 1918, após 2 dias de viagem, chegaram à estação de Hector Legru e seguem à residência do Dr. Shuhei Uetsuka – o “Pai da Imigração Japonesa no Brasil” – no seu empreendimento na formação do núcleo Itacolomy da colonização japonesa, distante 8 km na região sul (hoje Bairro Bom Sucesso) e para alcançá-lo, movimentaram-se entre matas virgens e cipós, levando pelas mãos o primogênito Hakuo e carregando nas costas a ainda bebê Sumiko, numa dura jornada de todo um dia.

A vida no núcleo Itacolomy representou verdadeiramente um bravo recomeço. Em Promissão nasceram Tadakuni, Yusuke, Morio, Shizuka, Emika, Julio, Kazumi, Luiz e Satie. Teve na agricultura sua principal atividade de subsistência, a família Yasunaga se dedicou incansavelmente na difusão da cultura japonesa e do esporte, na preservação dos hábitos e costumes, mas sobretudo na preservação do espírito e da língua japonesa.

Por terem sidos tão bem acolhidos em Promissão, foi desejo e determinação de Riyoko Yasunaga, retribuir de alguma forma à sociedade local. Assim, o primogênito Hakuo ingressou na vida política, sendo vereador por 9 (nove) legislaturas em Promissão, de 1948 a 1983.

Em 20 de abril de 2014, na ocasião das comemorações do Centenário de sua chegada ao Brasil, a Família Yasunaga contabilizava 20 pessoas na 2ª geração; 111 pessoas, na 3ª; 204 pessoas na 4ª geração e 73 pessoas na 5ª geração, totalizando 411 pessoas. A comemoração do Centenário foi realizada no Sítio Yasunaga, no bairro de Bom Sucesso, em Promissão.

Na ocasião, a festa contou com aproximadamente 400 pessoas, entre amigos, parentes e autoridades, entre eles Hamilton Luiz Foz, então prefeito municipal de Promissão.

Deixe uma resposta