Governo japonês homenageia educador brasileiro Edson Kenji Kondo
Diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV recebeu homenagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em cerimônia oferecida pela embaixada japonesa
A Embaixada do Japão no Brasil realizou, nesta terça-feira (13), cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão ao professor Edson Kenji Kondo, diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (EPPG FGV). A homenagem foi oficializada em uma cerimônia privada na residência oficial do Embaixador do Japão, em Brasília, seguida de uma recepção para convidados.
A honraria foi concedida como reconhecimento do governo japonês às valiosas contribuições prestadas por Kondo no intercâmbio entre universidades brasileiras e japonesas. Ex-professor titular da Universidade de Tsukuba no Japão, o brasileiro teve papel fundamental no estabelecimento do Centro Brasil-Japão de Inovação e Sustentabilidade (BJIS) da FGV e exerce um papel fundamental em pesquisas e colaborações conjuntas entre as instituições.
Ao abrir a solenidade, o embaixador Teiji Hayashi ofereceu suas condolências pela perda da mãe do homenageado, Margarida Kitahara Kondo, falecida em 6 de dezembro, e pediu um momento de silêncio em sua homenagem. “Apesar do momento difícil, tenho muita satisfação em realizar a cerimônia de outorga deste diploma ao Sr. Edson Kenji Kondo. Meus parabéns”, ressaltou o embaixador, que em discurso apresentou as principais contribuições do homenageado, como o seu empenho no estabelecimento do Centro Brasil-Japão de Inovação e Sustentabilidade dentro da Fundação Getúlio Vargas – um dos principais think tanks do mundo – sua contribuição de forma ativa nas pesquisas e colaborações conjuntas entre universidades japonesas e a Fundação Getúlio Vargas e o seu papel decisivo na assinatura da carta de opinião para a realização de um projeto internacional conjunto entre a Universidade de Tsukuba, no Japão, a Universidade Nacional Chengchi, em Taiwan e a Fundação Getúlio Vargas.