Hospital Japonês Santa Cruz inaugura moderno Centro Oncológico

Governador, embaixador, cônsul Komuro, Masayuki Eguchi (Jica), diretores e demais autoridades (Fotos: Divulgação)

 

Inauguração marca a celebração dos 83 anos do Hospital Japonês Santa Cruz

 

Vinte e oito de junho foi um dia histórico para o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC). É que nessa data, com a presença do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; do representante chefe da Japan International Cooperation Agency – Jica Brasil –, Masayuki Eguchi; do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, do secretário de Relações Internacionais, Júlio Serson e da cônsul geral do Japão em exercício, Chiho Komuro,, entre outras autoridades, a instituição inaugurou o Centro Oncológico Santa Cruz (COSC), instalado na Rua Santa Cruz, 398, Vila Mariana (zona Sul de São Paulo).

Governador Rodrigo Garcia e embaixador Hayashi na inauguração

 

A inauguração marca os 83 anos do Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) – completados em abril.

Na ocasião, em evento que contou com a presença do reitor da Universidade de Tsukuba, Kyosuke Nagata, foi descerrada também a placa de inauguração do IPESC (Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz).

 

Centro Oncológico – Inicialmente, o Centro Oncológico atenderá particular e a presença do governador na inauguração estreita parceria que possibilite, futuramente, ampliar o atendimento também ao SUS (Sistema Único de Saúde).

HJSC avança com o que há de mais moderno no combate ao câncer

 

“Há 83 anos o Hospital Japonês Santa Cruz contribui com a saúde e hoje avança no tratamento do câncer, cada vez mais prioritário no país. O hospital traz o que há de mais moderno, o que é um orgulho. Agradeço, em nome da população de São Paulo, o trabalho do Hospital Japonês Santa Cruz”, disse o governador, acrescentando que “o câncer é cada vez mais uma doença prevalente na comunidade, no Estado de São Paulo e em todo o Brasil”.

Segundo ele, o Brasil está caminhando para ser um país de idosos “e isso significa que, se a gente tinha como prevalência absoluta as doenças cardiovasculares, agora ela concorre com o câncer”. “E a gente observa que o câncer será prevalente na sociedade daqui a alguns anos. Por isso os estados e as instituições devem se preparar para essa nova realidade”, disse Garcia ao celebrar a parceria, a união e o apoio da Jica ao Hospital Japonês Santa Cruz, “que vai muito ao encontro do espírito da nossa comunidade japonesa, de compartilhamento de valores, de respeito e, principalmente, de solidariedade ao próximo”. “É algo da cultura japonesa que nós brasileiros – ao lado de todos vocês – ajudamos a construir aqui em São Paulo”, observou o governador, destacando que “o HJSC avança com o que há de mais moderno no combate ao câncer”.

Embaixador Teiji Hayashi, Masayuki Eguchi (Jica) e Renato Ishikawa

 

O secretário da Saúde também destacou a importância do moderno Centro Oncológico explicando que a ideia é aproveitar os horários ociosos para acolher também pacientes do SUS. “Mais uma vez a cultura e a sociedade japonesa estão ajudando e acolhendo a população brasileira”, destacou Jeancarlo.

 

Tecnologia de ponta – A unidade conta com uma das tecnologias mais modernas no tratamento com radioterapia, por meio de equipamento acelerador linear de partículas. “É um aparelho que une a tecnologia mais moderna de irradiação com a técnica mais precisa de localização diária, o IGRT ou radioterapia guiada por imagem”, conta o coordenador do Centro Oncológico Santa Cruz, Dr. Marcelo Fanelli. O equipamento reduz o tempo e o número de sessões pelas quais o paciente deve passar, diminuindo sua exposição à radiação e aumentando as chances de recuperação. “O tempo de duração de cada radioterapia é reduzido para, no máximo, oito minutos – em outros aparelhos, a duração varia entre 12 e 25 minutos. Esse ganho de tempo permite tratar até 50% mais pessoas por hora de tratamento”, explica Fanelli.

 

Histórico – Para o representante chefe da Jica Brasil, trata-se de um momento histórico de um hospital icônico para a sociedade nikkei do Brasil. “A inauguração deste Centro Oncológico beneficiará tanto a comunidade nikkei como os cidadãos paulistanos e brasileiros em geral. A inauguração deste centro é fruto da vontade e esforços de todos os envolvidos que desejam melhorar a nossa vida e saúde que foram muito afetadas durante a pandemia”, destacou Masayuki Eguchi, que parabenizou mais essa conquista do Santa Cruz, “que valoriza ainda mais o papel do HJSC”.

“Com certeza, o povo japonês, provedor dos recursos deste subsídio da Jica, está muito satisfeito com a contribuição para a abertura deste Centro Oncológico”, concluiu Eguchi.

O embaixador Teiji Hayashi também parabenizou a instituição pela “grande contribuição à sociedade brasileira” e também pelos esforços da comunidade nikkei na administração e desenvolvimento deste hospital ao longo dos anos.

Para Teiji Hayashi, com a parceria com o Hospital Japonês Santa Cruz o governo japonês pretende apoiar também a sociedade brasileira de uma forma geral.

A parceria do Japão tem possibilitado a implementação de tecnologias que aprimorem o atendimento da instituição, como na área de Hemodiálise, que atende também ao Sistema Único de Saúde.

 

Sonho – Presidente do Conselho Deliberativo do HJSC, Renato Ishikawa disse ao Nippon Já que a inauguração do Centro Oncológico era um sonho acalentado há muitos anos e que finalmente foi concretizado “graças ao apoio do governo japonês através da Jica”. “Com a doação do equipamento de radioterapia, reformamos também a ala de quimioterapia, com o que há de mais moderno e em respeito ao paciente”, assegurou Ishikawa.

O presidente do Santa Cruz, Mário Sato, destaca que a redução de tempo vai permitir o acesso de mais pessoas, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida não só dos usuário de planos de saúde como também dos mais necessitados através do SUS.

 

Pesquisa e Ensino – Outra ação que marcou os 83 anos do Hospital Japonês Cruz foi a inauguração do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz. “A missão do IPESC é promover a excelência em saúde, através da atualização científica, desenvolvimento de pesquisas clínicas, realização de cursos, seminários, treinamento e capacitação profissional. Em nossas instalações, temos consultórios médicos, salas de aula, estúdio de gravação, além de contarmos com a colaboração da Universidade de Tsukuba, representante do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Japão – MEXT, sediando o escritório do Study in Japan”, diz o presidente do IPESC, Dr. Koshiro Nishikuni.

O embaixador Teiji Hayashi destacou que a  Universidade de Tsukuba desempenha um papel muito importante na área de intercâmbio com a América do Sul e com esse novo instituto espera fortalecer ainda mais a área acadêmica e o intercâmbio de estudantes brasileiros e japoneses em ambos o sentidos.

 

Sobre o Hospital Japonês Santa Cruz

 

Fachada do Hospital Japonês Santa Cruz, que comemora 83 anos

 

Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo, com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável à toda população.

Com destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades, a instituição possui mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea.

Anualmente, a entidade realiza mais de 1 milhão de atendimentos, em mais de 40 especialidades médicas e tem em sua estrutura três pronto-atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e dois centros cirúrgicos (geral e oftalmológico), capacitados para atendimentos de alta complexidade.

O Hospital Japonês Santa Cruz tem certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II), que atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.

 

Cerimônia fecha em grande estilo comemorações dos 83 anos, com homenagens e muita emoção

 

Após a inauguração do IPESC (Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz) e do Cosc (Centro Oncológico Santa Cruz), a diretoria do hospital fechou em grande estilo as comemorações dos 83 anos, em uma cerimônia para convidados no InterContinental São Paulo.

No auditório Giorgi, autoridades, diretores, colaboradores e lideranças representativas da comunidade prestigiaram o evento. Logo no início, uma homenagem a todos os profissionais da linha de frente do Santa Cruz que enfrentaram o período mais crítico da pandemia foi realizada, dando um tom emotivo ao evento.

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, destacou que o desejo do governo japones é continuar apoiando a parceria do hospital com empresas japonesas, visando mais qualidade na saúde para a população. “É muito importante estreitarmos parcerias para melhorar a saúde das pessoas. Ainda mais com o hospital, pois tem uma história muito bonita. Só posso ter admiração e respeito, além de orgulho do Santa Cruz ter o nome de ‘Hospital Japonês’”, ressaltou.

Embaixador Teiji Hayashi foi homenageado pelo Hospital Sta Cruz

 

Presidente do Conselho Deliberativo do hospital, Renato Ishikawa relembrou os esforços dos imigrantes que contribuíam para a construção. “Essas doações dos imigrantes tinham uma grande importância dentro do hospital. Estão guardados em volumes, contendo os nomes e os valores de cada um que doou para a construção. Tal iniciativa chegou até à Casa Imperial do Japão, que sensibilizados com esse esforço da comunidade, fez uma grande doação para a construção. Atualmente, são mais de oito décadas prestando um serviço de excelência”, disse Ishikawa.

Renato Ishikawa é homenageado em cerimônia

 

Atual presidente do Santa Cruz, Mario Sato agradeceu a todos que, de alguma forma, tem apoiado as ações da instituição. Ele lembrou também do momento crítico que o hospital passou durante a pandemia, reforçando a questão de resiliência de toda a equipe. “Nesses 83 anos, o Santa Cruz tem muito orgulho de ter uma equipe formada por profissionais que lutam pelo bom atendimento e pela vida do próximo”, disse.

Após os discursos oficiais, a cerimônia contou também com homenagens a personalidades políticas que contribuíram com o Hospital, bem como uma palestra sobre “Sociedade 5.0”, realizado pela Universidade de Tsukuba; finalizando com um coquetel para os convidados.

 

 

Deixe uma resposta