Okayama Kenjinkai retoma comemoração do Dia das Meninas neste domingo
Mantendo uma tradição japonesa iniciada no período Edo (1603 – 1867), como forma de atrair saúde e boa fortuna às famílias, a Associação Cultural e Recreativa Okayama Kenjin do Brasil realiza neste domingo (5), em sua sede, no bairro da Liberdade, em São Paulo, evento para comemorar o Dia das Meninas (Hinamatsuri). No Japão, a data é celebrada no dia 3 de março, quando as famílias montam altares de bonecas. O Okayama Kenjinkai também tem comemorado anualmente esta tradição montando este altar com vários andares dispondo as bonecas vestidas com trajes tradicionais (Hina dan) do período Heian (794- 1185), que representam a família imperial, os serviçais e os músicos.
Este Hina Dan pertence à família da senhora Mieko Oka, que trouxe do Japão para o Brasil como presente da avó para as netas. Como explicam os organizadores do evento, “foi muito trabalhoso pois o volume era muito grande e todas as viagens que ela fazia ao Japão trazia uma parte”. Para completar o Hina Dan, foram quase 10 anos.
No entanto, por conta de pandemia, a celebração sofreu uma interrupção de três anos e este ano a associação retoma esta exposição para que as famílias e crianças possam apreciar esta tradição do Festival das Bonecas
Foi convidado para este dia a participação da Associação Sencha Dô Seifuryu Tooraku Kai do Brasil para a demonstração da Cerimônia de Chá (Sencha), onde as alunas vestidas de quimono farão demonstração e servirão aos convidados o sencha do Yamamoto Yama, além do doce artesanal (wagashi), feito especialmente para este dia por uma das associadas. (Aldo Shiguti)
HINA MATSURI – DIA DAS MENINAS
Quando: 5 de março (domingo)
Horário: Das 1 3 às 1 6 horas . A apresentação da cerimônia de chá acontece até às 15 h
Onde: Associação Cultural e Recreativa Okayama Kenjin do Brasil (Rua da Glória, 734 – próximo à estação Japão-Liberdade do metrô)
Entrada gratuita