Pela primeira vez em dois dias, Festa Junina da Kibô surpreende organizadores

A cantora Luciana Mello mais uma vez encantou o público presente no domingo (Fotos: Aldo Shiguti)

 

Realizado pela Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê no último final de semana (4 e 5), em sua sede, em Itaquaquecetuba (SP), o tradicional “Arraiá da Kibô” atraiu cerca de 4 mil pessoas, de acordo com estimativas dos organizadores.

Foi a primeira vez que a Festa Junina foi realizada em dois dias. De acordo com o coordenador Antonio Harada, a novidade veio para ficar. “Tudo transcorreu dentro do contexto que estávamos imaginando e podemos dizer que atingimos nossos objetivos”, disse Harada ao Nippon Já, explicando que “no início estávamos meio receosos, mas com a ajuda de todos conseguimos atender todas as demandas”, destacou.

 

Visitantes puderam participar de rodadas de bingo em prol da Kibô

 

A presidente Dirce Akemi Shimomoto também estava muito feliz, “principalmente por sentir este apoio de todas essas pessoas que vieram prestigiar nossa festa junina”. “Temos mais de 200 voluntários se dedicando para preparar este almoço nos dois dias, temperado com muito amor, e que realmente vai ajudar muito no custeio da instituição”, comemorou Dirce, referindo-se ao cardápio diferenciado – no sábado foi servido feijoada e, no domingo, teve churrasco à vontade para os visitantes.

Ela também destacou sua preocupação em organizar o evento em dois dias durante a pandemia. Mas chamou a atenção para os custos, que aumentaram muito.

“Um dia serviu para cobrir os custos do evento e o outro para arrecadarmos, o que nos ajudará muito a continuar nosso trabalho”, afirmou Dirce, acrescentando que atualmente a instituição assiste 68 residentes, cuja idade média é de 57 anos.

Frutas e verduras a preços mais acessíveis fizeram sucesso

 

Apresentação de Rizumu Taissô

 

 

As também famosas pipocas da Kibô

Respeito – Presente na cerimônia de abertura, realizada no domingo, o cônsul Takahiro Yamauchi disse que a Kibô-no-Iê é um instituição “altamente respeitada não só na comunidade nikkei mas também na sociedade brasileira pelo trabalho que desenvolve junto a pessoas com deficiência”.

Ele lembrou que em abril deste ano o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, participou da inauguração das obras de reformas subsidiadas com recursos da Jica, a agência de cooperação internacional do Japão, que devem proporcionar melhor qualidade de vida dos internos .

 

Dom – Vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Roberto Nishio (na ocasião representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa), disse que é “testemunha do grande trabalho desenvolvido pela Diretoria, funcionários, voluntários, colaboradores e apoiadores da Kibô-no-Iê”. “Cuidar de pessoas especiais é um dom que Deus atribuiu a pessoas como vocês”, disse Nishio.

Roberto Nishio, Hélio Nishimoto, Dirce e Edneia

 

Falando em nome da instituição, o presidente honorário, Jairo Uemura, afirmou que nada seria possível sem a ajuda dos patrocinadores e dos voluntários, que há 15 dias trabalharam firmes para proporcionar esta oportunidade para que mais pessoas conheçam o trabalho da Kibô. “Trata-se de uma oportunidade para que vocês vejam, com essa visita, a quem estão ajudando”, explicou Jairo Uemura.

 

Jairo Uemura, presidente honorário, discursa durante a abertura

 

Para o ex-deputado estadual Hélio Nishimoto, “para nós que gostamos de festas, é bom podermos retornar aos eventos presenciais depois de um período crítico da pandemia”. “É bom para a gente, bom para as entidades, bom para os assistidos e bom para o público. Enfim, é bom em todos os sentidos e a gente fica muito satisfeito de poder caminhar junto com a Kibô-no-Iê, que faz esse trabalho tão brilhante há décadas e ver também que durante esse período de pandemia eles conseguiram, inclusive, fazer uma grande reforma nas instalações”.

 

Mais uma vez, ajuda dos voluntários foi imprescindível para o evento

De coração – “Esse trabalho tem que ser elogiado sempre”, disse Nishimoto, acrescentando que, “nós prestigiamos porque percebemos que os voluntários, diretores e cada um dos funcionários se dedicam de coração para ajudar esses assistidos”.

“É por isso que todos devem se unir em torno do trabalho de solidariedade que é executado aqui na Kibô-no-Iê e as autoridades também devem engrossar essas fileiras e procurar ajudar de todas as formas”, disse Nishimoto, lembrando que, “graças Deus tive oportunidade ainda esse ano de conversar com o governador Rodrigo Gracia e estamos buscando, através de um pedido que foi feito pela Kibô-no-Iê, conseguir uma verba de 300 mil para ajudar a instituição”.

“Espero que a gente consiga essa liberação desse recurso o mais breve possível para manter esse custeio de todo esse atendimento que a entidade oferece”, finalizou.

Lugar no céu – Já o vereador George Hato buscou inspiração em seu pai, o ex-deputado estadual Jooji Hato, que costumava dizer: “quem ajuda a Kibô-no-Iê está garantido seu lugarzinho no céu”.

No sábado, que esteve presente foi o ex-deputado federal Walter Ihoshi, que ressaltou a importância da volta dos eventos presenciais para as entidades assistenciais, e a delegada Raquel Kobashi Gallinati, que destacou seu orgulho de ser descendente de japoneses. “A Kibô-no-Iê está de parabéns pelo trabalho que vem realizando ao longo dos anos, dando continuidade a esse legado iniciado pela fundadora, Koko Ichikawa”, explicou Raquel.

Joe, Marcio, delegada Raquel e Walter Ihoshi

Shows – Durante dois dias, os visitantes puderam apreciar, além da feijoada (no sábado) e do churrasco (no domingo), os famosos sonhos e pipocas da Kibô, além de iguarias da época. Nos dois dias, os visitantes também puderam conhecer as obras de melhorias realizadas com os recursos da Jica,

 

Este ano cardápio foi diferenciado nos dois dias, com feijoada no sábado e churrasco no domingo

 

A programação artística teve nomes como como Gulherme Eiji, Requios (taikô). Karen Ito, Joe Hirata, Carlos Gabriel, Rizumo Taissô, grupo Sacode Poeira e Luciana Mello.

Confira mais fotos do evento:

Joe Hirata se apresentando no palco da Kibô

 

Jorge Suzuki e Flávio na barrcaca do Ikoi

 

Os famosos sonhos da Kibô

 

Sacode Poeira “sacudiu” a Fsta Junina da Kibô no domingo

 

Visitantes também puderam levar flores para casa

Deixe uma resposta