Presidente do Bunkyo viaja ao Japão para estreitar relacionamentos

Renato Ishikawa com a ex-cônsul do Japão, Hitomi Sekiguchi; a deputada Yuko Obuchi e Marcelo Hideshima (vice do Bunkyo)

“Viajar é sempre muito bom, a gente volta mais animado com novos aprendizados e novos projetos”, afirma o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Renato Ishikawa, sobre o resultado de sua estada no Japão entre os dias 13 e 25 de novembro último.

Ele esteve acompanhado pelo vice-presidente Marcelo Hideshima e pela ex-cônsul-geral do Japão, Hitomi Sekiguchi, atual conselheira consultiva do Bunkyo e diretora da Associação Kaigai Nikkeiji Kyokai e da Associação Central Nipo-Brasileira (Nihon-Brasil Chuô Kyokai).

Dos encontros com as autoridades japonesas, os representantes do Bunkyo estiveram com o presidente da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Akihiko Tanaka; diretora-geral do Departamento da América Latina e Caribe do Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Maki Kobayashi e deputada Yuko Obuchi da Câmara dos Representantes (PLD).

Também, estiveram reunidos com os presidentes da Nippon Foundation (Takuju Ogata), Sasakawa Peace Foundation (Atsushi Sunami), Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai (Katsuyuki Tanaka) e Associação Nihon-Brasil Chuô Kyokai (Takao Omae). Ainda visitaram o Museu da Emigração Japonesa ao Exterior em Yokohama (foram recebidos pelo diretor Suguro Nakane) e reuniram-se com o professor Angelo Ishi, da Universidade de Musashi.

Outra parte da visita foi dedicada às reuniões com os representantes diplomáticos brasileiros no Japão. Estiveram na Embaixada do Brasil em Tóquio com o embaixador Octávio Henrique Garcia Cortês e a ministra-conselheira Patrícia Barbosa Lima Cortês; no Consulado-Geral do Brasil em Tóquio com o embaixador Guilherme Aguiar Patriota; no Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu com o cônsul-geral Aldemo Garcia; no Consulado-Geral do Brasil em Nagoya com a cônsul-geral adjunta Marina Prado.

Também, nesses consulados, a comitiva teve a oportunidade de se reunir com membros do Conselho de Cidadãos Brasileiros da região.

A comitiva brasileira durante almoço na residência do embaixador do Brasil, Octávio Cortês

Propostas e projetos – O presidente Ishikawa comenta que a ideia de visitar o Japão começou a ser formatada após a 8ª Conferência de Brasileiros no Mundo, organizada pelo CRBE (Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior), realizada na sede do Bunkyo, no início de junho de 2022. Na ocasião, Edilson Kinjô foi eleito para presidir a gestão do Conselho.

“Além de tomar contato com a realidade vivida pela comunidade brasileira no Japão, seria uma oportunidade de renovar nossos contatos com autoridades e instituições japonesas”, justificou.

“O resultado foi excelente, incluindo a calorosa recepção proporcionada pelas autoridades brasileiras”, acrescenta, afirmando que, entre os próximos passos estão: preparação dos parceiros no Japão, via on-line  e presencial, para aplicação dos projetos Geração e Network desenvolvidos pelo Comitê Jovem; criação, no site do Bunkyo, do “Cantinho Amigo dos Brasileiros do Japão” com informações sobre empresas oferecendo oportunidades de emprego e currículos de interessados em busca de emprego; realização no próximo ano de uma edição especial do Fórum de Integração Bunkyo enfocando a realidade dos brasileiros no Japão e promover a aproximação dos grupos parlamentares Brasil-Japão e Japão-Brasil.

(da redação)

 

Deixe uma resposta