To-sa Matsuri realiza sua 11ª edição com final emocionante do Cosplay World Masters Brasil

Autoridades, lideranças e organizadores durante a cerimônia de abertura: balanço positivo

 

No final de semana passado, nos dias 20 e 21, foi realizado o tradicional evento anual To-sa Matsuri, pela Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil (Kochi Kenjinkai), no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), localizado no bairro de Tatuapé, na zona leste de São Paulo. Pela primeira vez na história do evento, a 11ª edição recebeu a etapa final para escolher o representante do Brasil no Cosplay World Masters (CWM), um concurso de cosplay internacional com a final realizada em Portugal, o que atraiu muitos públicos jovens com e sem ascendência japonesa. A final do CWM Brasil ainda foi transmitida ao vivo no YouTube pelo Instituto Paulo Kobayashi (IPK) com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Os dois dias de evento foram de muito frio e ainda o primeiro dia começou com chuvisco, o que não intimidou muitos paulistanos a saírem de casa para apreciar a gastronomia, as apresentações culturais, artísticas e cosplay.

Finalistas do Cosplay World Masters: Jeyke será a representante do Brasil na grande final em Portugal

 

Na abertura oficial, o presidente do Kochi Kenjinkai, Arnaldo Katayama, deu um breve histórico do To-sa Matsuri, explicando que “To-sa é como chamavam a região da atual província de Kochi até 1871, e o evento é realizado pelo Departamento de Jovens (Seinenkai) da Associação, como forma de recordar o espírito visionário de seus ancestrais, que construíram a história do Japão e do Brasil”. Também fez um agradecimento especial ao vereador George Hato, que destina emenda parlamentar para a realização do Matsuri já há algumas edições.

O presidente da comissão organizadora do To-sa Matsuri, Fabiano Shiokawa, também agradeceu o vereador George Hato pelos 10 anos de apoio e colaboração, além de ressaltar que seu pai Jooji Hato também foi um dos grandes colaboradores do evento, incluindo-o no calendário oficial do Estado de São Paulo.

Prefeito de Atibaia, Emil Ono recebe homenagem do Kochi

 

Uma das autoridades convidadas para constituir o palco da abertura, terceiro vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), André Korosue, agradeceu o evento pelo convite e parabenizou Katayama e Shiokawa por trazer um pedaço do Japão para o Brasil, divulgando a cultura e as virtudes japonesas.

Símbolo – Já o vice-presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Ritsutada Takara, que também é presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), parabenizou os organizadores pela realização da 11ª edição, referindo-se ao evento como o “símbolo de laço entre Brasil e Japão”.

Também estiveram presentes o presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Sérgio Oda, vereador George Hato, deputado Hélio Nishimoto, deputada Keiko Ota, assessora Adriana Pedroso representando o vereador Rodrigo Goulart, e assessor Diogo Nomura Neto. representando o vereador Aurélio Nomura.

Ainda na abertura, também foi feita a entrega dos diplomas de homenagem inédita, em comemoração aos 114 anos da imigração japonesa no Brasil. Os veículos de comunicação que têm atuação dentro da comunidade japonesa no Brasil não foram esquecidos, como o Jornal Nippon Já e blog No Porão.

Após os discursos das autoridades, foi realizado um brinde, sem esquecer do kagami biraki, uma tradição japonesa de abrir um barril de saquê com marteladas no início de cerimônias e comemorações desejando saúde, felicidade e prosperidade.

(Lika Shiroma)

Deixe uma resposta