Workshop em São Paulo ensina conceitos de Go para iniciantes
No dia 2 de julho, às 14h30, no templo Busshinji (SP), será realizado um workshop de Go. Com supervisão do professor Yuichiro Shimawaki, que explicará desde a história até as regras do jogo e uma sessão de pratica com pedras de Go. O workshop também dará um certificado de participação.
Além do Go, também terá uma explicação sobre o jogo com o budismo, a cargo do monge Ryoju Tahara. Na ocasião, haverá uma explicação e apresentação do templo para os participantes.
O evento começará com uma abertura do presidente do Brasil Nihon Kiin, Felipe Herman van Riemsdijk, com saudações do templo Busshinji e do representante da JICA.
Shimawaki falou um pouco sobre a “graça” do Go. “A diferença entre o xadrez e go é o objetivo. No xadrez o rei é importante, quem pega, ganha. No go não tem rei. Cada peça conta. Não tem classe. É como se fosse o universo. Existem várias formas de estratégia, mais do que o xadrez, é quase infinito”, disse o professor. E acrescenta, “O computador já venceu o ser humano no xadrez uns 20 anos atrás. No go, isso só aconteceu uns seis anos atrás. É mais complexo”, completa o professor.
Para a coordenadora do workshop, Hiromi Coppede, o evento tem um ar bastante especial, pois será realizado em um templo budista tradicional da cidaed. “Quero que todos experimentem o aprendizado de Go na atmosfera solene do templo”, justifica.
Com tradução em português, o evento é aberto para qualquer interessado em aprender sobre o jogo, com distribuição de uma pequena explicação sobre as regras. A realização do workshop é da instituição Brasil Nihon Kiin, com a cooperação do templo Busshinji. A taxa de participação é de R$30,00, com vagas limitadas.
Local do evento: Rua São Joaquim, 285 – Liberdade (perto da estação São Joaquim do metrô). Inscrições e mais informações com a coordenadora Hiromi Coppede (11 99963-9399)