Novo embaixador do Japão destaca ‘forte amizade entre o Brasil e o Japão’

A Embaixada do Japão no Brasil realizou, no último dia 14, a Cerimônia Online de Shinnenkai de 2022. Durante a programação, o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, que assumiu o cargo em dezembro do ano passado – sucedendo Akira Yamada – transmitiu seus cumprimentos direcionados principalmente aos nipo-brasileiros e disse que pretende “reduzir os entraves da Embaixada a zero, aumentando a acessibilidade”.

Além do embaixador, o evento contou com a presença de representantes da comunidade nikkei ao redor de Brasília. Estiveram presentes José Luiz Yamagata, presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão; Waldemar Hiroshi Umeda, presidente da Associação Cultural Esportiva e Recreativa Nipo-Brasileira do Distrito Federal – Nikkey; Luiz Nishikawa, da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra); Kimiko Sanbuichi, presidente da Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília; Tatsuo Matsunaga, presidente da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília (Bunkyo); Luiz Harada, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Goiás; e Geraldo Hiromi Niho, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Vargem Bonita.

Em sua saudação, o embaixador lembrou que é a primeira vez que ocupa um cargo no Brasil, mas que já esteve no país em outras ocasiões, “inclusive quando foi ministro—assistente para Assuntos sobre a América Latina e o Caribe no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e que por isso cultivou muitos amigos em solo brasileiro.

Ele destacou que existe uma forte amizade entre o Japão e o Brasil, “baseada em laços humanos, economia, cultura e na confiança que tem sido alimentada ao longo dos anos de colaboração”. Segundo Teiji Hayashi, a presença de imigrantes japoneses e a comunidade n ikkei no Brasil tem sido um importante alicerce entre os dois países. Comunidade nikkei, aliás, que na sua opinião “tem sido uma ponte de amizade entre nossos dois países e tem contribuído para o fortalecimento das relações bilaterais”.

“Como embaixador do Japão no Brasil, farei o meu melhor para apoiar as diversas atividades da comunidade nikkei, a fim de desenvolver ainda mais a esta comunidade no Brasil”, afirmou, explicando que este ano estará “ativamente envolvido em garantir a segurança, conforto e saúde dos residentes japoneses, que apoiam nossos laços humanos e relações econômicas, bem como fornecer apoio comercial às empresas japonesas”

E afirmou que adotou o lema: reduzir os entraves da Embaixada à zero, aumentando a acessibilidade. “Se houver algo que nós possamos fazer, ou se tiver alguma consulta, não hesite em contatar a Embaixada”, disse Teiji Hayashi, que em seu discurso lembrou ainda que 2022 o país vai comemorar o bicentenário da Independência e terá eleições presidenciais.

No campo digital, o embaixador destacou que a aplicação prática do 5G “avançará a um ritmo acelerado”. Continuaremos a promover a cooperação e o intercâmbio com o povo brasileiro a fim de fortalecer ainda mais as relações JapãoBrasil, pegando gancho dessas novas oportunidades e atividades”, disse o embaixador, que concluiu desejando a todos “um ano muito saudável e frutífero”.

 

Discurso do Embaixador Teiji Hayashi na íntegra:

“Senhoras e senhores, Feliz Ano Novo. Meu nome é Hayashi Teiji, sou o embaixador do Japão no Brasil, cargo que assumi em dezembro do ano passado. Este ano alguns de vocês estão participando de forma online, mas estou muito feliz em poder celebrar o Novo Ano, de 2022, com o povo brasileiro, especialmente a comunidade nikkei, nesta Cerimônia de Shinnenkai.

Gostaria de me apresentar um pouco, aproveitando esta ocasião. Esta é a primeira vez que ocupo um cargo no Brasil, mas já visitei o país muitas vezes em minha vida profissional, inclusive quando fui Ministro-Assistente para Assuntos sobre América Latina e o Caribe no Ministério das Relações Exteriores, o meu último cargo, e tenho muitos amigos aqui também. Tenho a honra e o prazer de trabalhar aqui no Brasil como Embaixador. Ficaria muitíssimo feliz se puder contar com apoio de todos vocês.

Existe uma forte amizade entre o Japão e o Brasil, baseada em laços humanos, economia, cultura e na confiança que tem sido alimentada ao longo dos anos de colaboração. Um importante alicerce da amizade entre nossos dois países tem sido a presença de imigrantes japoneses e comunidade nikkei no Brasil. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar o meu respeito à comunidade nikkei que tem sido uma ponte de amizade entre nossos dois países e tem contribuído para o fortalecimento das relações bilaterais. Como embaixador do Japão no Brasil, farei o meu melhor para apoiar as diversas atividades da comunidade nikkei, a fim de desenvolver ainda mais a esta comunidade no Brasil.

Este ano, também estarei ativamente envolvido em garantir a segurança, conforto e saúde dos residentes japoneses, que apoiam nossos laços humanos e relações econômicas, bem como fornecer apoio comercial às empresas japonesas. Meu lema é: reduzir os entraves da Embaixada à zero, aumentando a acessibilidade. Se houver algo que nós possamos fazer, ou se tiver alguma consulta, não hesite em contatar a Embaixada.

Nos últimos dois anos, a pandemia de coronavírus afetou as relações entre o Japão e o Brasil de muitas maneiras, incluindo intercâmbios humanos, relações econômicas e as atividades da comunidade nikkei. Sabemos que muitos intercâmbios e eventos foram cancelados e o ambiente de negócios se tornou mais difícil. Por outro lado, mesmo nessa situação, há novos movimentos que trazem esperança, como os intercâmbios on-line que superam distâncias e fusos horários, e a expansão dos negócios por meios digitais. Mesmo no mundo da diplomacia, temos visto um aumento de reuniões on-line e híbridas.

O ano de 2022 que iniciamos neste contexto é o ano de Mizueno-Tora, Tigre Água, no zodíaco japonês. Dizem que o ano de “Mizue-no-Tora” tem significado de “o nascimento e o crescimento de algo novo após um período difícil”.

No Brasil, 2022 será um ano importante, com o 200º (ducentésimo) aniversário da independência do país e as eleições presidenciais. No campo digital, a aplicação prática do 5G avançará a um ritmo acelerado. Continuaremos a promover a cooperação e o intercâmbio com o povo brasileiro a fim de fortalecer ainda mais as relações JapãoBrasil, pegando gancho dessas novas oportunidades e atividades.

Para finalizar, mais uma vez, desejo a todos vocês um ano muito saudável e frutífero.

Muito obrigado”

Deixe uma resposta