41ª edição da Festa de Flores e Morangos prossegue neste final de semana

Cerimônia de abertura com a presença do prefeito de Atibaia, Emil Ono, autoridades e representantes de associações nikkeis

 

Conhecida como “Cidade das Flores” e, desde o ano passado, “Capital Nacional do Morango”, a Estância Turística de Atibaia – distante cerca de 70 km da Capital – está em festa com a realização da 41ª edição da Festa de Flores e Morangos. A abertura, realizada no dia 1º de setembro,  reuniu autoridades e representantes da comunidade japonesa no Parque Municipal Edmundo Zanoni. O evento contou com a presença do cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo; Hiroyuki Ide, do prefeito Emil Ono; do presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida, e do representante chefe da Jica (Japan International Agency Cooperation) Brasil, Masayuki Eguchi, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Nelson Yoshida deu as boas-vindas e agradeceu a todos que tornaram possível a realização de mais esta edição. Ele agradeceu os patrocinadores, expositores e produtores e, em especial, os decoradores e voluntários que, com muita criatividade desenvolveram o tema da festa desse ano, “Heiwa”, que em japonês significa paz. “O objetivo principal da festa desse ano é repetir o sucesso alcançado na feira do ano passado, quando passaram por esses corredores mais de 100 mil visitantes”, disse Yoshida, acrescentando que a Associação Hortolândia aprendeu muito com os desafios dos anos anteriores.

Dever cumprido – “Mas o que ficou bastante marcante na nossa entidade foi aquele sentimento de dever cumprido, quando a gente conseguiu realizar a nossa verdadeira missão da associação, que é sempre divulgar e promover a atividade agrícola dessa região e, desse jeito, poder colaborar com o desenvolvimento econômico, social e cultural de todos”, explicou Yoshida, que solicitou apoio das entidades e do poder público para concluir as obras do Parque Ecológico, que futuramente receberá a Festa de Flores e Morangos.

Presidente do Sindicato Rural de Atibaia, Dirceu Hashimoto congratulou os produtores de flores e morangos de Atibaia e região, que “juntos, entidades de classe e poder público, fazem de Atibaia o maior polo produtor de flores do Brasil e o maior produtor de morangos do Estado e detentor do título de Capital Nacional do Brasil”.

 

Heróis do campo – Inspirado no discurso do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que em sua visita ao Brasil, em 2014, disse, sobre a diplomacia japonesa para a América Latina e Caribe, que era preciso ter três princípios comuns – “progredir, liderar e inspirar juntos” – Hashimoto disse entender que “esse é o momento oportuno para reverenciar as lideranças que se dedicam voluntariamente, doam seu tempo e compartilham de sua experiência em prol dos nossos momentos de campo”.

Destacou o trabalho dos produtores de flores e morangos de Atibaia e região que “a cada ano vem alcançando respeito dos brasileiros, pela beleza e diversidade de suas flores e pela qualidade dos morangos”. “São verdadeiros heróis de campo, que enfrentam incontáveis obstáculos, porém, que, herdando o legado de seus ancestrais, imigrantes japoneses, italianos, portugueses e de outras etnias, transformaram a estância climática de Atibaia na cidade de flores e morangos, hoje inseridos na história e cultura”, afirmou.

Cooperação – Falando em nome da Jica Brasil, Masayuki Eguchi disse que ficou “impressionado com a produção de flores de Atibaia, cuja produção representa 25% de toda a produção brasileira”. Lembrou que em 2023 a comunidade japonesa celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e que “nessa longa caminhada, a comunidade nipo-brasileira cresceu e se estabeleceu, contribuindo enormemente para o desenvolvimento do país”.

“Dentre as várias áreas de destaque, é notória sua contribuição no setor agrícola. Desde a década de 1960, a Agência de Imigração do Japão, uma das organizações que originaram a Jica, vem apoiando os imigrantes e seus descendentes. Após a colonização, a Jica continuou a apoiar a construção de escolas e outras instalações públicas nas colônias. O apoio à agricultura foi um dos focos da agência, através de compra de equipamentos agrícolas, envio de especialistas japoneses ao Brasil e oferecendo treinamento no Japão. No final da década de 1990, ao início dos anos 2000, a Jica forneceu apoio à Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia, Pro-Flor, para pesquisa e desenvolvimento”, explicou Masayuki Eguchi, acrescentando que atualmente a Jica está trabalhando com a comunidade nikkei por meio de programas de bolsa de treinamento no Japão e de subsídio e envio de voluntário, entre outros.

 

Herança – Pela primeira vez na Festa de Flores e Morangos de Atibaia, o cônsul Hiroyuki Ide manifestou sua alegria em observar “como uma das heranças japonesas está presente aqui na diversidade gastronômica e exposição culturais nessa grande festa”. “Essa integração das tradições e influências japonesas, sem dúvida, foi possível graças ao trabalho árduo dos imigrantes japoneses, incluindo os imigrantes de outros países e seus descendentes, além do acolhimento do povo brasileiro, que respeita a trajetória e contribuição da comunidade nikkei para o desenvolvimento do Brasil, bem como o carinho pela cultura japonesa, que fundamentaram o laço que existe hoje entre os dois países”, ressaltou o cônsul Ide, que ao jornal Nippon Já revelou que pretendia retornar à festa, “mas desta vez em companhia dos familiares”.

 

Conquistas – Encerrando os discursos, o prefeito de Atibaia, Emil Ono comentou que “o tema desta edição não poderia ser mais propício ao momento em que vivemos, quando finalmente podemos nos reunir e celebrar com tranquilidade”. “Heiwa significa paz, a paz que tanto buscamos em nosso dia a dia e que iniciamos com mais afinco quando tudo corre bem. Atibaia continua forte, em pleno desenvolvimento, recuperou o fôlego, manteve aquecida sua economia e conquistou posições de destaque, recebeu a melhor nota na avaliação do índice de desenvolvimento humano, o IDH, que contempla áreas como saúde, educação e economia e no ranking do IDH verde que incorpora também o meio ambiente, conquistou o nono lugar entre as cidades mais seguras do estado de São Paulo, e o título de melhor destino turístico de negócios e eventos em 2022, fruto de muito trabalho e comprometimento de toda a nossa equipe”, ressaltou o prefeito, que destacou também as conquistas na agricultura com a ampliação da estrutura e capacidade de produção de mudas e morangos, passando de 100 mil para 180 mil mudas doadas aos produtores, a ampliação do Programa Atibaia Florida e da Patrulha Agrícola, além da criação do programa de reconstrução de áreas e nascentes e o programa Cultivando Atibaia, instituindo o pagamento por serviços ambientais e fomentando a preservação das riquezas naturais de Atibaia.

Ao jornal Nippon Já, Emil Ono Prefeito, destacou que a festa “agrega demais ao turismo”. “Movimenta rede hoteleira, restaurantes, bares. Enfim, divulga o nosso município. É uma festa grandioso e a gente só tem a agradecer a Associação Hortolândia”, afirmou o prefeito.

Após os discursos, autoridades e convidados se dirigiram ao Pavilhão de Exposição para o corte da fita inaugural.

Pavilhão – Inspirado no tema deste ano, Heiwa, o Pavilhão de Exposição foi decorado com mais de um milhão de pétalas de flores, trocadas semanalmente pela equipe de decoradores. São mais de 30 pessoas que trabalham na elaboração, arrumação e montagem das cenografias feitas em flores e morangos, harmonizando e embelezando todo o ambiente, promovendo a produção de flores de Atibaia, sendo divididos em cinco espaços com propostas diferenciadas e harmonizadas.

Jaspion está presente

 

Jaspion – No primeiro ambiente os visitantes são recebidos pelas belas decorações em orquídeas feitas por Miyoko Hiranaka, que está desde da fundação da Festa de Flores e Morangos de Atibaia. No segundo ambiente o público pode conferir a produção de flores da cidade de Atibaia com uma exposição reunindo uma pequena amostra das flores produzidas no município, além de conferir a árvore de tsuru, que simboliza vida longa, paz, fidelidade e poder de cura.

Completando o cenário uma parceria inédita na história do evento, a Sato Company cedeu a organização do evento a réplica em tamanho natural do herói de muitas gerações, o Jaspion, um símbolo na luta pela paz.

O paisagista Tadayuki Hanashiro, que participa do evento há mais de 28 anos trouxe para o terceiro ambiente esculturas feitas de flores, trazendo as referências de sua infância, que foi em Okinawa, no Japão onde não poderia faltar as tradicionais bonecas japonesas feitas de flores.

No penúltimo ambiente as rosas, ponto forte da produção de flores da cidade, ganha destaque na decoração elaborada pela decoradora Lilia Kobayashi, também conhecida como Yuri, que está completando 30 anos de trabalho dedicados ao evento.

O kokedama, que está em alta no mundo da decoração, também ganhou destaque na produção da Lilia. “Achei interessante também mostrar como fazer kokedama com vários tipos de plantas”, afirma a decoradora.

Em outra sessão, coordenada pelo florista Aflânio Tomikawa, a presença do planeta Terra, da água, de um coração de flores, além de ambientes inovadores e instagramáveis para quem busca o cenário ideal para aquela foto especial. “Este ano focamos na inovação, usando flores com cores suaves, como tons diferentes de lilás, muito verde e um pouco de vermelho só para criar contraste”, explica.

Shows – Uma intensa programação cultural, com shows e apresentações de grupos de taiko e de dança, minishopping, pavilhão de venda e uma ampla praça de alimentação, além das belezas naturais do parque completam o cenário da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que prossegue até o próximo dia 24.

Setor de venda tem produtos e mudas a preços acessíveis

 

(Aldo Shiguti)

41ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Quando: Até 24 de setembro – inclusive no feriado dia 7. Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h

Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030

Telefone: 0800-055-5979

Ingressos: Meia R$ 22,00 e inteira R$ 44,00

Site: www.floresemorangos.com.br

Deixe uma resposta