Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi: “Celebrando o Dia da Imigração Japonesa”

 

 

“Gostaria de expressar as minhas mais sinceras felicitações a todos os imigrantes japoneses e nikkeis no Brasil, por ocasião do Dia da Imigração Japonesa, comemorado em 18 de junho.

Desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao porto de Santos em 1908, a comunidade nikkei superou muitas dificuldades através de seus esforços diligentes, perseverança, e contribuiu para o desenvolvimento do Brasil bem como o aprofundamento das relações Japão-Brasil como uma ponte de amizade. O fato de 18 de junho ser celebrado no Brasil como o “Dia da Imigração Japonesa” é a prova de que as contribuições da comunidade nikkei são amplamente reconhecidas na sociedade brasileira. Como Embaixador do Japão, eu gostaria de expressar meu profundo agradecimento e respeito por suas contribuições.

Esta será minha primeira celebração do Dia da Imigração Japonesa, desde que assumi o cargo de Embaixador do Japão no Brasil, em dezembro do ano passado. Em meu cargo anterior, estive envolvido no fortalecimento das relações com a comunidade nikkei latino-americana, como Diretor Geral do departamento Latino-Americano do Ministério das Relações Exteriores. Desde minha chegada em Brasília, visitei a cidade de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia, Palmas, e através da interação com os nikkeis de cada região, consegui entender que as comunidades nipo-brasileiras ganharam a confiança de sociedade local e estão trabalhando fortemente, contribuindo para a promoção da amizade entre o Japão e o Brasil.

Entendo que a comunidade nipo-brasileira foi severamente afetada pelo surto da COVID19 nos últimos dois anos, o que restringiu todos os intercâmbios humanos e levou ao cancelamento ou adiamento de muitos eventos culturais. O Governo do Japão destinou um orçamento global de aproximadamente 11 bilhões de ienes (num valor equivalente em reais a 410 milhões reais) para apoiar os nipo-descendentes afetados no mundo e estendeu a assistência a várias organizações e hospitais nikkeis.

A ameaça da COVID19 ainda não terminou, mas as vacinas estão progredindo e a epidemia está chegando ao fim. O Japão também retomou parcialmente a aceitação de turistas em geral desde junho. Entretanto, continuaremos a fazer pleno uso da tecnologia de intercâmbio on-line que se tornou familiar para nós durante a pandemia do novo coronavírus, e também revigoraremos o intercâmbio humano face a face no futuro.

Promoveremos também o intercâmbio entre a comunidade nikkei e o Japão, o qual leverá ao desenvolvimento ainda mais da comunidade. Para tal, farei o meu melhor como Embaixador do Japão.

Gostaria de expressar meus sinceros desejos pelo sucesso contínuo dos imigrantes japoneses e do povo nikkei.”

HAYASHI Teiji – Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil

 

Deixe uma resposta