Culto Budista marca os 114 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

Cônsul geral do Japão em São Paulo durante o culto (Aldo Shiguti)

 

No último dia 18 de junho, numa promoção conjunta entre Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e Butsuren (Federação das Escolas Budistas), foi realizada, no Grande Auditório do Bunkyo, no bairro da Liberdade, uma celebração budista aos 114 anos da imigração japonesa no Brasil.

Diferentemente dos anos anteriores, neste não foram celebradas a Missa Católica na Igreja São Gonçalo, na Praça João Mendes, na Liberdade, nem o Culto Budista no Ireihi – Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – mantido pela Kenren no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo) – somente os funcionários que cuidam do Ireihi participaram.

Estiveram presentes no Grande Auditório do Bunkyo o presidente da entidade, Renato Ishikawa; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; a representante sênior da Jica, Reiko Kawamura; o presidente da Federação das Seitas Budistas do Brasil, Eduardo Sassaki; o presidente da Kenren, Toshio Ichikawa; o presidente da Enkyo (Beneficência) Nipo-Brasileira de São Paulo, Paulo Saita; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Eduardo Yoshida; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka. Roberto Nishio e o vereador Aurélio Nomura, entre outras autoridades.

Culto Budista foi celebrado no Grande Auditório do Bunkyo em conjunto com o Kenren e Butsuren (Fotos: Aldo Shiguti)

O presidente do Bunkyo manifestou seu sentimento de gratidão a todos os pioneiros que lutaram e construíram uma base sólida e integrada à sociedade brasileira. Renato Ishikawa destacou que, graças aos antepassados, hoje a comunidade nikkei goza de prestígio e respeito e desta forma podem continuar contribuindo para o desenvolvimento do país.

O presidente do Bunkyo disse ainda que este ano o Brasil comemora o Bicentenário da Independência e que a comunidade japonesa participará das celebrações realizado um desfile cívico em setembro com diversas entidades. E conclui afirmando que “juntos seremos mais fortes!”

 

Deixe uma resposta