Dia da Imigração japonesa no Brasil também é comemorado no Japão

Comemorações fizeram parte do Projeto Restart Community, criado com o objetivo de integrar os nikkeis braasileiros e latinos com a comunidade local (Foto: Caio Tanoshi)

 

A data foi instituída pela Lei nº 11.142 de 25 de julho de 2005 e sancionada pelo presidente  Luiz Inácio Lula da Silva.

(Por Silvio Mori, especial para o Nippon Já)

 

Desde 2005, os japoneses e seus descendentes comemoram no dia 18 de junho, o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. Foi neste dia, em 1908, que o Navio Kasato Maru chegou ao país trazendo os primeiros imigrantes nipônico para trabalharem nas lavouras de café, no estado de São Paulo.

Em todo o Brasil, diversos eventos foram realizados em alusão ao dia, que este ano somam 114 anos de Imigração Japonesa em solo brasileiro.

As comemorações também atravessaram o mundo em referência a data comemorativa. Na cidade de Oizumi, província de Gunma, um evento no Word Plaza Oizimi, contou com um coquetel; pocket show da cantora japonesa Mariko Nakahira, uma apaixonada pelo Brasil com mais de mil shows em 200 locais no país, e do cantor Rei Capoeira; palestra sobre o futuro da comunidade (Next 30) e as suas três décadas na região; distribuição de brindes e entrega de flores no Restart Memorial, em Hachioji, dentre outras atrações.

Restart Community – As comemorações fizeram parte do Projeto Restart Community, criado com o objetivo de integrar os nikkeis brasileiros e latinos com a comunidade local em âmbito cultural, econômico, social e esportivo. Além das ações contínuas, por meio do projeto foi possível viabilizar a construção do Museu da Imigração no Japão (Nihon Teiju Shiryokan), que reúne a trajetória local dos brasileiros; e do Restart Memorial, local que recebe cinzas de nikkeis mortos no país.

Em razão do incremento cultural e gastronômico que os dekasseguis proporcionaram à cidade, que recebe visitantes de várias partes do arquipélago, hoje o Restart Community faz parte da Associação de Turismo de Oizumi.

 

Parcerias – Em julho, representantes do Restart Community estarão no Brasil, para participação no Festival do Japão. Na ocasião, os interessados poderão conhecer mais sobre o projeto e inclusive estabelecer parcerias.

 

Deixe uma resposta