Apresentador Yudi Tamashiro quer inserir valores da cultura japonesa em suas palestras

Influenciador digital, com mais de 16 milhões de seguidores, Yudi Tamashiro conta que pretende
inserir valores da cultura japonesa em suas palestras

Quem tem mais de 30 anos ainda deve ter na memória o “Funk do Yudi”, aquele em que o ex-apresentador do Bom dia & Companhia, do SBT, distribuía prêmios para as crianças, e um deles, é claro, era o PlayStation.  Yudi admite que antes ficava irritado ao ser associado ao famoso videogame porque “era como se fosse um apelido”. “Só que depois entendi a grandisiodade da Sony e passei a usar isso para alvancar minha carreira e passei a fazer muitos eventos de games”, conta. Hoje, com 30 anos de idade bem vividos, o apresentador está atravessando uma nova fase em sua vida.

Após a morte do pai, Nelson Tamashiro, em 2021, Yudi conta que sentiu necessidade de se “conectar” com a cultura japonesa. “Desta forma, entendo um pouco mais o jeito que ele era e hoje sei que o fato de não fazer coisas que outros pais faziam, como abraçar e beijar, não era um comportamento errado, mas algo que fazia parte de sua história, algo que foi transmitido de geração em geração. Ou seja, ele demonstrava os sentimentos do jeito dele”, explica Yudi, que nasceu em Santos, na Baixada Santista e foi para o Japão com o pai em 1992, com apenas um ano de vida.

Na terra de seus avós, Minoru e Saie Tamashiro, ficou até os cinco anos de idade. Atualmente no Programa do Silvio Santos e atuando mais no ramo de empresário – é dono da empreiteira Shine, com sede na cidade de Minokamo, na província de Gifu.

Yudi Tamashiro com Marco Túlio, Renato Ishikawa, Carlos Fukuhara e Hugo Teruya (da esquerda para a direita) parceria

Com mais de 16 milhões de seguidores em suas redes sociais, Yudi Yamashiro explica que quer aproveitar para divulgar os valores da cultura japonesa em suas palestras. “Têm muitos brasileiros querendo conhecer a cultura japonesa”, constata o apresentador, que foi apresentado ao Bunkyo pelo diretor da entidade Marco Túlio Toguchi, atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nipo-Brasileira de Goiás. “Fiz um trabalho em parceria no Bon Odori do ano passado da ANBG e, posteriormente, conversando com o Marco Túlio, achamos interessante ampliar essa parceria também para o Bunkyo”, diz Yudi, que já iniciou um primeiro contato com o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – nesse sentido.

A ideia, conta Yudi, é inserir temas em suas palestras que remetam aos valores da cultura nipônica. E o primeiro deve ser “Ikigai”. “Será uma troca. Com isso, queremos atingir o maior número de não descendentes para que as pessoas possam conhecer, de verdade, um pouco mais sobre a cultura japonesa e poder diferenciá-la”, destaca Yudi.

Para o presidente do Bunkyo, a parceria com o apresentador deve ser muito produtiva “para os dois lados”. “Achamos muito interessante porque era uma das nossas metas para esta gestão, ou seja, divulgar não só o Bunkyo como também as nossas ações para a sociedade brasileira. E a ajuda do Yudi vem a calhar porque seria maravilhoso se ele puder impulsionar os nossos eventos”, explica Renato Ishikawa.

Yudi participou do Bon Odori da ANBG no ano passado ao lado da cantora Karen Ito – FACEBOOK/ASSOCIAÇÃO NIO-BRASILEIRA DE GOIÁS

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta