Associação de Ex-Bolsistas realiza VI Encontro Nacional
A Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei (Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão) realizou, nos dias 7 e 8 deste mês, em São Paulo, o seu VI Encontro Nacional. O evento, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas nos dois dias, contou com uma visita ao Consulado Geral do Japão em São Paulo, palestras, workshops, networking e uma atividade turística, além de um jantar com direito a show com a cantora Karen Ito e o grupo Requios Guenou Doukoukai.
Coordenado pelos bolsistas Fabio Maeda e Henry Yuzo Arimura, a programação teve início na sexta (6), com uma visita ao Consulado. A abertura oficial aconteceu no sábado, no Nikkey Palace Hotel, com a presença da cônsul em exercício Chiho Komuro, do diretor-presidente da Jetro, Hiroshi Hara e do presidente da Fundação Kunito Miysaka e vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Roberto Yoshihiro Nishio (na oportunidade representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa).
Paraná – Na plateia, os vereadores Aurélio Nomura, de São Paulo, e Eduardo Tominaga, de Londrina. O Estado do Paraná, aliás, também esteve representado no evento por Luciano Matsumoto, coordenador geral da Expo Japão de Londrina, fundador do Integranikkey e vice-presidente da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) e George Hiraiwa, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Ouro Verde, ex-secretário de Agricultura do Paraná e head de Relações Institucionais do hub de inovação, Cocriagro.
Antes das falas, foi exibido um vídeo com o ex-cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.
Palestras – Em seu discurso, o presidente da associação, Rogério Kita, destacou a importância da bolsa. Segundo ele, “se o governo japonês está investindo nessas lideranças é porque tem motivos: espera retorno”.
Na primeira palestra do dia, a cônsul Chiho Komuro falou sobre “Diplomacia Japonesa e as Relações Brasil-Japão”, abordando a conjuntura internacional da perspectiva do governo japonês (os desafios, esforços e objetivos da diplomacia japonesa); diplomacia econômica, sistemas econômicos global, regional e bilateral e os novos desafios e expectativa na relação Japão-Brasil e o papel dos ex-bolsistas do Gaimusho Kenshusei.
Em seguida, Tatiana Chinen Nagamine, da Jetro, falou sobre o papel da Jetro no Brasil e impactos da Covid-19 nos projetos de investimentos japoneses, entre outros temas. A programação prosseguiu com a realização de uma rodada de lideranças e, à tarde, os participantes fizeram uma visita à Japan House São Paulo.
No domingo, o grupo visitou o Museu do Ipiranga.
Espírito Gaimusho – Em seu discurso, Fabio Maeda destacou que “através desse evento esperamos ter trazido aos senhores e senhoras, técnicas, discussões, casos de inovação para que possam se inspirar e ao mesmo tempo manter viva a ‘alma e o espírito do bolsista Gaimusho’”. Segundo ele, “é de conhecimento que as empresas e associações tem um ciclo de vida e que, se não houver uma inovação para gerar um novo ciclo de crescimento na atividade, esse ciclo se fecha”.
“As palestras, e até mesmo a visita no domingo ao Museu do Ipiranga foi pensando nisso. Esperamos que após esse evento todos retornem para as suas comunidades, espalhem o conhecimento adquiridos nesse VI Encontro Nacional dos Bolsistas Gaimushô e gerem um novo ciclo de crescimento em suas regiões”, comentou Fábio.
(Aldo Shiguti)