Associação de Ikebana do Brasil comemora 60 anos com uma grande exposição no Espaço Cultural Bunkyo

 

A Associação de Ikebana do Brasil, uma organização de arte e cultura que congrega escolas brasileiras de Ikebana para cultivo e difusão da arte floral japonesa, completa 60 anos de fundação e realizará nos dias 17 e 18 a “Exposição de 60 Anos da Associação Ikebana do Brasil”, no Espaço Cultural Bunkyo, situado no bairro da Liberdade, em São Paulo.

“Dentre nove escolas de ikebana existentes no Brasil, serão oito escolas que terão seus trabalhos expostos”, explicou a presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Cristina Sototuka. Os destaques entre cerca de 70 arranjos, serão os oito principais trabalhos, cada um representando sua respectiva escola.

Segundo Cristina, os preparativos começarão desde quinta-feira, dois dias antes da abertura do evento ao público geral. Na noite de sexta-feira, ainda está programado a cerimônia de homenagem aos ikebanistas mais idosos e ex-presidentes da Associação.

Para a comemoração dos 60 anos, além da exposição, Cristina revelou que um livro com trabalho de todos os associados está para ser lançada.

A vice-presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Harumi Goya, explicou como aproveitar ao máximo uma exposição. “Apreciar um arranjo de ikebana ao vivo é completamente diferente do que apreciar apenas por fotos”, disse Harumi, citando que presencialmente é possível notar no sentimento que cada ikebanista representa em sua obra.

Vice-presidente Harumi Goya e presidente Cristina Sototuka (Foto: Lika Shiroma)

 

“Além disso, será uma oportunidade interessante para conhecer as diferenças entre as escolas no arranjo”, completou Harumi, explicando que cada escola apresenta características diferentes, como no suporte para posicionar as plantas e no tipo de material permitido para ser utilizado.

Sobre a exposição, Cristina se referiu como “o grande momento do ano”, e agradeceu a parceria e o apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), que segundo ela, “está mais forte que nunca”.

Harumi agradeceu também à dedicação dos sempais, veteranos e predecessores que se dedicaram na formação de próximas gerações, e ao povo brasileiro que acolheu as diferentes manifestações culturais japonesas, inclusive a ikebana.

Cristina e Harumi fizeram um convite especial para interessados pela arte japonesa do arranjo floral visitarem a exposição, que será aberto para todo o público e com entrada gratuita. “Sintam-se a vontades para buscarem informações no evento, estaremos à disposição”, completaram. Cristina é professora da escola Sogetsu, leciona a cada duas semanas no terceiro andar do Edifício Bunkyo, também na Liberdade. São duas aulas por mês, com direito a uma aula experimental gratuita.

(Lika Shiroma)

 

Exposição de 60 Anos da Associação de Ikebana do Brasil

Data de realização: 17 e 18 de setembro, das 9h às 18h

Local: Espaço Cultural Bunkyo – Rua Galvão Bueno, 596 – Liberdade, São Paulo – SP

Ingresso: Entrada franca

Contato: www.ikebana.org.br

 

 

Deixe uma resposta