Balanço dos 19º Jogos Pan-Americanos

Marcos Yamada com equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 Brasil conquistou 7 medalhas de 9 possíveis

No Chile, que sediou os 19º Jogos Pan-Americanos (de 20 de outubro a 05 de novembro), quase todas as emissoras transmitiram várias modalidades esportivas o dia todo, repetindo os grandes feitos à noite, popularizando demais todas e o melhor, transformando o país de uma forma muito mais nacionalista, com os estádios e ginásios lotados gritando “Chi Chi Le Le viva o Chile”.

Com certeza o reflexo destes jogos se dará no futuro transformando o Chile numa potência no esporte.

Infelizmente no Brasil, nenhum canal esportivo, por assinatura ou aberta, conseguiu o direito de transmitir, por isso poucos sabiam destes importantes jogos, que antecede as Olimpíadas. A sequência do ciclo olímpico a cada 4 anos é a seguinte: 1- Odesur-Jogos Sul-americanos; 2- Jogos Pan-Americanos; 3- Olimpíadas

O Brasil ficou em 2º lugar novamente no quadro geral de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos, que é um exemplo de modelo e de política esportiva, muito incentivado nas escolas e universidades, o que não temos infelizmente em nosso Brasil. Investir no esporte significa complementar a educação, tirar os garotos das ruas, diminuir o consumo de drogas, melhorar as condições de saúde da população, reduzindo as filas nos hospitais públicos, etc. Quando iremos acordar para esses benefícios?

Totalizando 4.400 atletas nestes jogos, o Brasil enviou mais de 620, para conquistar 205 medalhas, sendo que o tênis de mesa conquistou 7 de 9 possíveis:

Ouro – Individual e Equipes; Prata – Duplas mista, masculina e feminina; Bronze – Em equipes feminina

Hugo Calderano bateu o recorde de medalhas de ouro em individuais no tênis de mesa, conquistando 3 consecutivas, 2015,2019 e 2023.

Equipe – Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Eric Jouti, Bruna Takakashi, Giulia Takahashi, Bruna Costa.

Em 1979, o tênis de mesa integrou aos Jogos, sem a participação do Brasil, mas fizemos história com a dupla Kano e Hoyama, conquistando muitas medalhas de ouro para o pais, já no feminino não obtivemos bons resultados, pois ainda não temos nenhuma medalha de ouro.

Agora, Calderano já entra pra história com 5 de ouros, sendo 3 individuais e duas de equipes.

Como curiosidade tínhamos apenas 2 atletas com esse feito. Ambas tricampeãs individuais consecutivamente.

Insook Bhushan (coreana nacionalizada americana) e Gao Jun (Chinesa nacionalizada americana), mas agora temos um brasileiro nativo. Hugo Calderano.

Outro destaque dos jogos foi a atleta Bruna Takahashi, que por pouco não entra pra história do Pan, como a primeira a ter um ouro na ala feminina. Perdeu a final por 4-3 com várias chances de fechar o jogo.

Engo Marcos Yamada

Enviado Especial ao Chile

Deixe uma resposta