Brasileiro se destaca no Japão com a massagem Shiatsu e com a acupuntura

Jun Hashimoto trabalha há mais de 10 anos numa clínica ortopédica em Nagoya

 

Jun Hashimoto, 44, massoterapeuta e o único brasileiro que se tem conhecimento com  habilitação japonesa de acupuntura e com certificado Internacional de Acupuntura nível A, reside no Japão há 26 anos, e mais da metade dele se dedica ao trabalho que envolve técnicas massoterapêuticas japonesas com o shiatsu e a acupuntura.

O profissional trabalha há mais de 10 anos, no departamento de reabilitação numa clínica ortopédica em Nagoya e com atendimentos domiciliares.  A grande maioria dos atendimentos são pacientes que sofrem sequelas em razão de acidentes automobilísticos, acidente vascular cerebral (AVC), hérnia de disco, estenose espinhal, ombralgia, osteoartrite do joelho, entre outros.

Segundo Hashimoto, a acupuntura acelera a recuperação de lesões, tem ação anti-inflamatória e diminuiu as contraturas musculares e por isso é uma forte e importante aliada para a reabilitação.

 

Shiatsu – Muitos já ouviram falar e até chegaram a receber a massagem shiatsu, mas poucos conhecem os inúmeros benefícios da técnica massoterapêutica de origem japonesa.

O shiatsu trabalha com os canais energéticos ao longo do corpo e pode ser a solução para restabelecer a harmonia entre o corpo e a mente no seu organismo.

Explica que a pressão com os dedos em determinados locais, estimula as terminações nervosas, regulando o sistema nervoso autônomo.

Essa ação promove o fluxo sanguíneo e linfático; normalizando a função visceral e endócrina; e melhorando a função motora dos músculos e da fáscia. E além disso, aumenta a capacidade do corpo de desenvolver mecanismos naturais de auto recuperação”, declarou.

O shiatsu é indicado para vários problemas de saúde, como tensão, fadiga muscular, katakori, dores lombares, dores de cabeça, dores articulares, insônia, estresse emocional, distúrbios intestinais, disfunções menstruais, entre outros.

 

Terapias – A massagem deve ser feita por profissionais ou especialistas que possuem a técnica e o conhecimento dos pontos específicos do corpo que somam cerca de 361, utilizando assim o peso do terapeuta para que sejam pressionados, através dos dedos, palma das mãos ou cotovelos, a ponto de obter o resultado adequado de relaxamento e alívio das dores.

A massagem é uma das principais terapias manuais praticadas no Japão, e tem sido crescente na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Segundo Hashimoto, no Japão é muito aplicado em hospitais, clínicas, casas de repouso, Spas, onsen, devido ao inquestionável efeito relaxante e o efeito terapêutico de prevenção e bem-estar.

(Silvio Mori, especial para o Nippon Já)

Deixe uma resposta