Com recorde de público, 12º Nikkei Fest da Acae supera expectativas

Grupo de taiko Dantai Fênix, de Presidente Prudente, levantou o público que compareceu ao Nikkei Fest com apresentações arrebatadoras e contagiantes

 

Depois de três anos de paralisação por conta da pandemia, a Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva de Presidente Prudente) retomou, nos dias 5, 6 e 7 deste mês, em sua sede campestre, o tradicional Nikkei Fest, que este ano atingiu sua 12ª edição. Com apoio da Prefeitura e patrocínio da Sakura, Ajinomoto, Suco Prats, Funada, Farmácias Nissei, Supermercados Nagai, Pet Matsuda e Andorinha, o evento superou todas as expectivas dos organizadores. De acordo com o coordenador geral Yassuo Yamazaki, a edição deste ano registrou um recorde de público na história do Nikkei Fest com a presença de mais de 25 mil pessoas. “Em termos de vendas, este ano tivemos um aumento de aproximadamente 80% em relação aos anos anteriores”, destacou.

Yamazaki conta que, já na sexta-feira, primeiro dia da festa, o faturamento foi 60% a mais se comparado ao primeiro dia de 2019 – última edição do Nikkei Fest. “Para nós foi muito gratificante. Não estávamos esperando todo esse público logo no primeiro dia”, disse ele ao Nippon Já ainda no sábado, que também recebeu um grande público conforme constatou a reportagem.

 

Esgotou – “Estamos até com certo receio que falte comida para domingo”, explicou, acrescentando que os fornecedores já estavam de sobreaviso para qualquer emergência. E o “receio” de Yassuo Yamazaki, acabou mesmo se confirmando. Alguns pratos, incluindo o famoso yakissoba preparado por dona Elza Gushiken – e que foi motivo de reportagem do Nippon Já na edição passada – foi um dos que se esgotaram por volta das 13h30 de domingo.

Responsável pela cozinha do Nikkei Fest desde praticamente as primeiras edições, Elza disse que estavam preparadas para superar a marca de 2019, quando foram vendidos cerca de 3 mil pratos.
Apesar de não ter uma estatística oficial, ela calcula que este ano foram vendidos aproximadamente 3300 pratos de yakissoba, superando, com sobras, o recorde anterior. “Não estávamos esperando um movimento tão grande na sexta e no sábado”, explicou dona Elza, que revelou o sucesso da receita do yakissoba ao Nippon Já.

Novidades – Para Yassuo Yamazaki, algumas novidades implantadas pelos organizadores este ano com o objetivo de facilitar e proporcionar mais comodidade e agilidade para os visitantes, acabaram contribuindo para o sucesso do evento.

Uma delas foi o sistema de fichas. “Assim mesmo, não tivemos como evitar que longas filas se formassem e isso vamos tentar amenizar no próximo ano”, antecipou o coordenador, que agradece a compreensão de todos os visitantes. “Quem frequenta matsuris já está acostumado, mas é algo (as filas) que tentaremos amenizar”, explicou Yassuo, lembrando que a festa também ganhou um novo layout, com a mudança do palco, que antes era uma espécie de extensão da praça de alimentação, para o salão da Acae. A ideia, conta Yassuo, foi por motivos financeiros.

E acabou dando certo. Tão certo que mesmo na sexta, as apresentações de j-pop, k-pop e do grupo de taiko local, o Dantai Fênix, lotaram o salão. O mesmo se repetiu no sábado, quando foram realizados os concursos Miss Nikkey Mirim e Miss Nikkey, o Desfile Cosplay e as apresentações musicais com as cantoras Susana Sano e Karen Ito e o Grupo Todos Nós, entre outros.

Preocupação – Yassuo lembra que, com a mudança do palco para o salão, a área de alimentação foi ampliada. “Assim mesmo faltou lugar”, destacou o coordenador, acrescentando que havia uma preocupação inicial de como o público reagiria ao novo formato. “Felizmente deu tudo certo e a tendência é mantermos essa mudança no próximo ano”, avisou Yassuo, que comemorou o sucesso da retomada do Nikkei Fest.

Dificuldades – “O custo para manter nossa associação é muito alto e o Nikkei Fest é nossa principal fonte de arrecadação de recursos. Com a interrupção, estávamos sobrevivendo graças a locação de algumas áreas”, explicou.

Quem também teve motivos de sobra para comemorar foi o presidente da Acae, Pedro Gushiken. “Após três anos sem realizar este evento, o pessoal acabou se dispersando um pouco, mas graças a Deus conseguimos mobilizar todo mundo novamente”, disse, lembrando que, no ano passado, a Acae organizou um Festival da Gastronomia sem a parte de shows, exposições e workshops.

“Foi muito bom, mas este ano viemos para o Nikkei Fest com tudo e com certeza superou as nossas expectativas”, afirmou Gushiken, acrescentando que o Festival de Gastronomia, apesar de ter sido realizado em caráter experimental, agradou tanto que também deve ganhar espaço fixo no calendário anual da Acae.

Para Pedro Gushiken, sem o Nikkei Fest, a associação atravessou dois anos muito difíceis, como a maioria das entidades nikkeis que não puderam realizar seus eventos. “Além do Nikkei Fest, tivemos que paralisar todas as nossas atividades como o karaokê, os campeonatos de beisebol e softbol – que promovemos várias vezes por ano e que ajudava muito nas nossas despesas”, explicou o presidente.

Consolidação – Durante três dias, o Nikkei Fest proporcionou aos visitantes uma verdadeira imersão na cultura japonesa, com a realização de shows, apresentações de danças tradicionais japonesas, karaokê, demonstrações de artes marciais, workshops culturais e exposições, além dos concursos Miss Nikkey Mirim e Miss Nikkey, Desfile Cosplay e, é claro, a concorrida gastronomia japonesa que deu origem à festa.

O evento, que foi realizado pela primeira vez com o nome de Nikkei Fest em 2008, ainda no Centro de Eventos de Presidente Prudente, como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, cresceu muito ao longo dos anos, tornando o Nikkei Fest um dos principais eventos de cultura e gastronomia japonesas do país.

Cerimônia de abertura – Parte dessa importância pode ser constatada na cerimônia de abertura, realizada na noite de sexta-feira, no palco cultural, com as presenças do prefeito Edson Tomazini – conhecido como Ed Thomas – e do vice de Presidente Prudente, Izaque Silva; do presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, Toshio Koketsu; do deputado estadual Mauro Bragato; do vice-presidente e do diretor de Esportes do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – respectivamente, Roberto Nishio e Roberto Tanaka; dos vereadores Joana D’Arc Patrício do Nascimento (representando o presidente da Câmara Municipal, Tiago Santos de Oliveira) e Douglas Kato; do delegado Matheus Nagado e patrocinadores.

Em seu discurso, o presidente da Acae, Pedro Gushiken lembrou que o Nikkei Fest deste ano também comemorou o 94º aniversário de fundação da associação, fundada em 15 de janeiro de 1929, e os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Ele lembrou que o evento nasceu de forma “bastante acanhada” e foi crescendo ao longo dos anos, primeiro, em parceria com a TV Fronteiras, e, depois, com as “próprias pernas”.

União – Já Toshio Koketsu destacou a presença de dois representantes do Bunkyo (Roberto Nishio e Roberto Tanaka). “Trata-se de um apoio mito grande para continuarmos realizando nossa festa porque realizar uma festa do porte do Nikkei Fest não é brincadeira. Nós que acompanhamos os preparativos sabemos o quanto são importantes a dedicação e a união de todas as associações que colaboram com o evento”, disse Koketsu, acrescentando que “esta união tem um significado “imensurável para que as associações continuem com seu trabalho de preservar e divulgar a cultura japonesa”.

Emoção – Representando presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, Roberto Nishio parabenizou a Acae pela realização do evento. Falando em nome dos patrocinadores do Nikkei Fest, Ricardo Nakaya, da Sakura, ficou emocionado ao lembrar dos desafios enfrentados no início e de como a festa hoje é abraçada por todos. Segundo ele, isto se deve à “credibilidade” conquistada ao longo dos anos. “Esta festa começou a ser planejada no ano passado, não aconteceu de uma hora para outra”, afirmou.

Parceria – Por fim, o prefeito Ed Thomas destacou a parceria da Acae com a Prefeitura no Programa Cidadescola, que tem como principal propósito fomentar a educação integral de crianças, de modo a fazer com que fiquem mais tempo possível nas escolas em processo de aprendizagem e integração social.
“Ninguém faz nada sozinho, todos nós temos nossas responsabilidades e olha só como essa festa acontece. Prudente tem muito orgulho da comunidade japonesa – notem que já não falo mais colônia. Falo comunidade japonesa até porque a mesma importância que tem Marcondes (Coronel José Soares Marcondes) e Goulart (Coronel Francisco de Paula Goulart) fundadores e pioneiros em Presidente Prudente, tem a comunidade japonesa. Simplesmente desta forma. Eles chegaram no navio chamado Kasato Maru, em 1908, e a gente agradece por este navio ter trazido esse povo sofrido, que veio de uma guerra injusta, mas foi o que fez com que eles se reerguessem e através daquela guerra eles vieram para cá e nos deram esse privilégio de comer manju. Minha ligação com a comunidade japonesa é mais do que vocês imaginam, é uma ligação de gratidão. Obrigado pela marca tão forte desta festa que eu fiz questão de colocar no Calendário Turístico do Estado de São Paulo”, discursou o prefeito.

Watal Ishibashi – Ao Nippon Já, Ed Thomas disse o que o Nikkei Fest significa para Presidente Prudente. “Significa simplesmente a vida da cidade, que está comemorando 106 anos e 115 da chegada desta gente tão especial em território brasileiro. Não é apenas o Nikkei Fest, a marca da comunidade japonesa está em toda a cidade, em toda a região e é por isso que a tendência hoje é ela crescer cada vez mais. E a gente se sente muito orgulhoso que eles possam construir isso e a Prefeitura cumpre com sua obrigação de ser sempre parceira. Não apenas na festa, mas cuidando da educação das nossas crianças e cuidando em parceria daquilo que mais precisa. Quando a gente chama a Acae, eles estão sempre dispostos a ajudar, seja na festa, no esporte ou na vulnerabilidade, sempre ajudando a cuidar da cidade, disse o prefeito, afirmando que “não vejo Presidente Prudente sem a presença desta comunidade”.
“Tivemos Watal Ishibashi, que foi nosso prefeito e que empresta seu nome ao ginásio de esportes, que estamos reformando depois de muito anos. A comunidade japonesa está alicerçada no oeste paulista e em praticamente em todo nosso país. Prudente tem muita gratidão por toda essa gente”, destacou o prefeito.

Paulistão – Aproveitando sua passagem pela Acae – se apresentou com o Grupo Todos Nós no Nikkei Matsuri – o vice-presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), Pedro Mizutani, se reuniu com dirigentes locais para acertar detalhes do 29º Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o Paulistão, que será realzado em fevereiro de 2024, em Presidente Prudente.

(Aldo Shiguti. O jornalista viajou a convite dos organizadores do Nikkei Fest)

Deixe uma resposta