Consulado em Hamamatsu propõe parceria com Ministério do Esporte

Ministro André Fufuca e cônsul Aldemo debateram estreitamente esportivo entre Brasil e Japão_Credito Mariana Raphael MEsp

Uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, no Japão, foi proposta ao ministro do Esporte, André Fufuca, por Aldemo Garcia, cônsul-geral do Brasil na cidade, na tarde desta terça-feira (19/12). A cidade de 120 mil habitantes é considerada a mais brasileira naquele país, em que vivem cerca de 10 mil pessoas que buscam melhores oportunidades de vida, inclusive na área esportiva.

Adepto e incentivador do esporte, Aldemo propôs a André Fufuca um intercâmbio em que atletas brasileiros com destaque na área possam participar de competições aqui no Brasil. A proposta foi bem aceita pelo ministro, que ressaltou: “Vou analisar todas as possibilidades e critérios para consolidar essa parceria, de extrema relevância para o nosso país e para nossos atletas que vivem fora”. Ele também recebeu convite para participar dos próximos Jogos Escolares do Japão, que ocorrerão na primavera, em abril de 2024.

“Em 2023 realizamos em Hamamatsu os Jogos Escolares Brasileiros [Jebra], no estádio Ecopa Shizuoka, com o objetivo de promover a integração e o intercâmbio dos estudantes no Japão, incentivar a prática esportiva e favorecer a descoberta de novos talentos brasileiros dentro do esporte. O Jebra contou com a participação de 900 jovens atletas, com idade entre 5 e 18 anos, representando 20 escolas brasileiras e japonesas. A paixão pelo esporte ficou evidente nas cinco modalidades disputadas: futebol de campo, atletismo, vôlei, xadrez e tênis de mesa”, disse o cônsul.

O Ministério do Esporte do Brasil foi um aliado valioso da competição, reconhecendo a relevância do Jebra Japão 2023 como uma oportunidade de estreitar laços culturais e esportivos entre brasileiros e japoneses, assim como a parceria com o governo da província de Shizuoka.

(com Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte)

Deixe uma resposta