Homenagens marcam 37ª Exposição de Ikebana Ikenobo

Tradicional, exposição de Ikebana teve início antes do Japan Fest; 37ª Mostra reuniu 40 arranjos – Aldo Shiguti

A Exposição de Ikebana Ikenobo,  a maior e mais antiga escola de ikebana – a arte japonesa do design floral – foi destaque na programação do 21º Japan Fest, evento realizado de 25 a 28 de abril, na sede campestre do Nikkey Marília. Em sua 37ª edição, a abertura aconteceu na sexta-feira (26), com a presença do prefeito de Marília, Daniel Alonso e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Selma Regina Mazuqueli Alonso; do vereador Elio Ajeka; da sensei Maísa Ayako Komatsu; presidente do Japan Fest, Keniti Mizuno; do presidente e do vice-presidente do Nikkey Marília, respectivamente, Silvio Harada e Carlos Nakamura; da diretora geral, Flavia Helena Rodrigues Vieira e do secretário geral do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Hugo Teruya (representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa).

A mostra reuniu cerca de 40 trabalhos das alunas da sensei Maísa Komatsu, que coordena os trabalhos em Marília. Na oportunidade, foram homenageadas as alunas Assako Suzuki, Elizabeth Cruz Pavan e Maria Akamine Kanashiro pelos 25 anos de dedicação à arte.

Em seu discurso, Keniti Mizuno lembrou que, em Marília, a Exposição de Ikebana teve início muito antes do próprio Japan Fest. “Portanto, faz parte do patrimônio do clube”, disse ele, frisando que, “mais importante que manter essa tradição, é o fato de estarmos conseguindo trazer as novas gerações”. “E isso só é possível se tivermos liderança”, destacou Mizuno.

Vereador Elio Ajeka com as homenageadas deste ano

Autoconhecimento – Uma das coordenadoras da mostra, Celina Akiko Hara Okaji explicou que, “para dominar essa arte, um aluno tem que estar disposto a dedicar seu tempo, sua paciência e prestar atenção aos mínimos detalhes”.

“É necessário não só aprender as técnicas, regras básicas, mas sim desenvolver uma sensibilidade especial sobre cores, formas e texturas de plantas e flores. A dedicação de um aluno de ikebana vai além do simples ato de arranjar flores em um vaso. É um compromisso com a prática constante. É aprender com cada arranjo criado”, disse Celina, acrescentando que “é um constante processo de autoconhecimento, de crescimento pessoal, onde cada arranjo reflete não só a habilidade técnica, mas sim a essência e a alma do artista”.

“Assim como na vida, o caminho do Ikebana é cheio de desafios e oportunidades de crescimento também. É um aprendizado contínuo, e cada arranjo nos ensina algo novo sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor. Por isso hoje, finalizando, gostaria de homenagear essas alunas mais que especiais”, concluiu Celina.

O vereador Elio Ajeka, que entregou as homenagens em nome da Câmara Municipal, também enalteceu a cooperação, colaboração e os esforços do prefeito Daniel Alonso para que a programação do Japan Fest pudesse acontecer.

Sensei Maísa Komatsu com homenageadas, autoridades e organizadores do Japan Fest

Momentos inesquecíveis – Já Daniel Alonso destacou a parceria da Prefeitura com o Nikkey Marília em diversas ações conjuntas realizadas ao longo do ano e, em especial, nesta que “é a maior festa não só da comunidade japonesa como também é a maior festa de Marília”. Segundo o chefe do executivo, “da primeira festa que participei, no Colégio Bezerra de Menezes, para hoje, muitas coisas mudaram”. “E mudaram para melhor. A cada ano a gente vê que a festa está mais bonita e mais frequentada”, disse o prefeito, que destacou “dois momentos “inesquecíveis e históricos” durante seus oito anos de mandato “que vão ficar para sempre na história de Marília”.

Um, foi a visita da então princesa Mako, em 2018, por conta das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, “que colocou Marília no cenário mundial”; o outro foi a viagem que fez ao Japão, também em 2018, quando assinou o convênio de cidades-irmãs entre Marília e Izumisano.

Prefeito Daniel Alonso e a primeira dama com Maísa Komatsu

Diferença – Ao Nippon Já, Daniel Alonso disse que a parceria com o Nikkey Clube “tem feito a diferença”. “Marília hoje é uma referência internacional por ter uma colônia japonesa atuante. Além da expressão da arte, da cultura, nós temos uma atuação intensa também nas ações sociais sobretudo no desenvolvimento do beisebol e softbol, ou seja, ao longo do ano essa parceria entre Prefeitura e Nikkey Clube tem feito a diferença na nossa sociedade e isso, evidentemente, tem ganhado o reconhecimento e o prestígio, principalmente das autoridades japonesas, a começar pelo cônsul geral do Japão e pelas representantes das nossas cidades irmãs, que todos os anos fazem questão de participar do Japan Fest”, destacou o prefeito, que agradeceu também a presença “do importante veículo de comunicação, que é o Nippon Já, que sempre está aqui fazendo a cobertura deste precioso evento”.

Essência – “Diria precioso porque, quando a gente entra nesse espaço e se depara com essas maravilhosas flores, nessa arte milenar do Ikebana, realmente alegra nossa alma”, explicou o prefeito, que ressaltou “a essencialidade do talento e dos ensinamentos da mestre em ikebana, Maísa Komatsu, uma verdadeira referência nacional e internacional nesta arte milenar”.

(Aldo Shiguti)

 

Deixe uma resposta