Cidade-irmã, Izumisano prestigia festa e fortalece laços de amizade com Marília

Comitiva da cidade de Izumisano foi recepcionada no Aeroporto por dirigentes e autoridades – Paulo Cansini

Uma comitiva de Izumisano esteve em Marília (SP) nos dias 25 e 26 de abril para reforçar os laços de cidade irmã firmado em 2018 com Marília. Formada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Izumisano, Teruhiko Nitta; pelo diretor de Relações Internacional de Izumisano, Kunihiro Tanaka; pelo diretor do Departamento da Indústria de Estilo de Vida de Izumisano, Noriaki Imanishi; pelo diretor de Colaboração Cidadã, Kazuhiro Mine; e pelo secretário-geral parlamentar de Izumisano, Koichi Furutani, a visita teve como ponto alto a participação na 21ª edição do Japan Fest, realizado pelo Nikkey Marília de 25 a 28 de abril.

A delegação desembarcou no Aeroporto Estadual de Marília no dia 25, quando foram recepcionados pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marília, Levi Gomes Oliveira; pelo assessor especial, Alysson Alex; pelo vereador Elio Ajeka; pelo presidente do Nikkey Marília, Silvio Harada; pelo presidente do Japan Fest, Keniti Mizuno; pela  diretora Educacional do Nikkey, Erika Sasasaki e pelo voluntário da Jica (Japan International Agency Cooperation), Yasushi Iida, entre outros.

Comitiva de Izumisano com organizadores no Japan Fest

Hóspedes oficiais – De lá, eles seguiram para o Gabinete do prefeito Daniel Alonso, que, por compromissos assumidos anteriormente, não pôde estar presente. No entanto, por decreto, considerou todos os integrantes hóspedes oficiais.

Na sexta-feira (26), durante a inauguração da 37ª Exposição de Ikebana Ikenobo – como parte da programação do Japan Fest – o chefe do executivo destacou que, ao lado da visita da então princesa Mako à cidade de Marília, em 2018, por ocasião das celebrações pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, “outro momento inesquecível” de seus dois mandatos como prefeito e que “certamente ficará para sempre na história de Marília”, foi a viagem que fez ao Japão no mesmo quando assinou o convênio de cidades-irmãs entre Marília e Izumisano.

“A gente sabe que são raríssimas as cidades do Brasil que têm irmandade com alguma cidade do Japão. E Marília tem duas”, disse Daniel Alonso em entrevista ao Nippon Já, referindo-se também ao acordo de irmandade entre Marília e a cidade de Higashi Hiroshima, firmado em 1980. “É uma alegria muito grande poder conviver com a colônia japonesa e ver que ela está aí enraizada dentro da cultura de Marília”, ressaltou o prefeito ao Nippon Já.

Visitantes Ilustres – Ainda na quinta-feira, a comitiva japonesa visitou a Câmara Municipal e a Unimar (Universidade de Marília). Na Câmara Municipal, o vereador Elio Ajeka concedeu o título de “Visitantes Ilustres” aos representantes japoneses

À noite, a delegação de Izumisano participou como convidada especial no 21º Japan Fest. O presidente da Câmara Municipal de Izumisano, Teruhiko Nitta, foi um dos homenageados no palco da festa (leia mais às páginas 6 e 7 desta edição).

Café e tratores – Na sexta-feira (26), a comitiva japonesa conheceu a Fazenda Água da Mata, de propriedade de José Carlos de Moraes Filho, onde se produz o Café Aroma. Localizada no município vizinho de Garça, distante cerca de 34 km de Marília, a fazenda conta com 200 hectares dos quais 80 são dedicados à produção de café. A produção média mensal hoje é de 3.500 sacas.

Ikeda – À tarde, antes de retornarem ao Japão, a comitiva visitou as instalações da Ikeda Máquinas Agrícolas. Fundada em 1945 pelos imigrantes japoneses Kunisuke e seu filho Shigueharu Ikeda, a empresa teve início com uma pequena oficina de implementos agrícolas e, mais tarde, com a fabricação de implementos de tração animal, fornecendo seus produtos aos revendedores da Alta Paulista, Sorocabana e Noroeste do estado. A fábrica, que ficava inicialmente em Pompeia, foi transferida para Marília, onde está até hoje.

A fabricação de máquinas teve início em 1960 e atualmente a produção de arados (tipo aiveca) responde cerca de 80% do faturamento atual da empresa, que inclui ainda as linhas de racks e suportes para TVs, e Giragrill, de churrasqueiras e acessórios para churrascos. Hoje a empresa é comandada pela segunda geração da família Ikeda, Itiro, Tadaharu, Saburo, Maximo Ikeda e José Takahashi.

(Aldo Shiguti)

 

Deixe uma resposta