Diretora cultural da Rio Nikkei, Teruko Monteiro recebe homenagem do Consulado
No dia 13 de julho, foi realizada entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba a Teruko Monteiro em cerimônia realizada na Residência Oficial do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Teruko san, como é conhecida, é diretora cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro desde 1989 e contribui na divulgação da cultura japonesa na região, com seus artigos para sites de notícias e jornais e também compartilhando as atividades culturais do Consulado do Rio.
Ao Jornal Nippon Já, Teruko disse que a homenagem “significa um prêmio de valor inestimável, inesperado e espontâneo que muito me alegrou e também a meus filhos, pois assistiram minha jornada desde crianças”.
“Viram-me colaborar por mais de 30 anos como diretora cultural da Rio Nikkei, sem medir esforço e sem remuneração qualquer”, explicou, acrescentando que colabora “porque sou grata por ser filha de japoneses.”. “E desejo passar valores construtivos herdados. E nas artes, através dos documentos/monumentos (criados por mim há mais de 30 anos, e existentes em vários museus) retribuo o esforço recebido de meus pais em cursar Licenciatura em Desenho na Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo, 1964/7”, comentou.
Segundo ela, os documentos/monumentos são lembranças coletivas para a posteridade de grandiosos acontecimentos.
Além dos filhos, nora e netos da homenageada, estiveram presentes o presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Kenhitiro Kurihara, e op presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Sohaku Bastos.